Padre Sérgio Ricardo é o novo sacerdote ordenado por Dom Antônio Muniz

| Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana

Padre Sérgio é quarto ordenado no ano do Centenário. (Foto: Caroline Alencar/Pascom Arquidiocesana)

Os fiéis da Arquidiocese de Maceió acompanharam, na noite dessa segunda-feira (7), a ordenação presbiteral do diácono Sérgio Ricardo Silva de Oliveira, agora neo-sacerdote. A celebração do sacramento da Ordem foi realizada na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, no Salvador Lyra. As mãos do candidato ao sacerdócio foram ungidas por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió.

Com as limitações impostas pelo isolamento social, a maioria dos fiéis acompanhou a celebração por meio de transmissão ao vivo das redes sociais.  A Missa foi concelebrada por Dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió; cônego Severino Fernando, reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção; padre Manoel José, pároco da São Paulo Apóstolo, além de demais padres da Arquidiocese com o auxílio de diáconos e seminaristas.

Diácono Sérgio foi ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Antônio Muniz. (Foto: Cláudio sobral / Pascom Salvador Lyra)

A ordenação sacerdotal foi a quarta realizada desde novembro dentro das comemorações dos 100 anos da Arquidiocese, o que para Dom Antônio Muniz é motivo de alegria. “Foi mais uma ordenação, mais uma alegria, responsabilidade, graça e bênção de Deus para a nossa Igreja. Assim Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora dos Prazeres vão nos protegendo, nos dando força para viver estes momentos celebrados e sermos dignos de todas essas celebrações”, disse o arcebispo.

O novo sacerdote da Arquidiocese de Maceió destacou a emoção de vivenciar o momento mais esperado por ele.

Novo padre cresceu e recebeu os primeiros sacramentos na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Jacintinho (Foto: Cláudio sobral / Pascom Salvador Lyra)

“É uma alegria neste dia 7 de dezembro, dia da memória liturgia de Santo Ambrósio, por graça de Deus, ser ordenado presbítero nesta paróquia que me acolheu e hoje vivo esta alegria de entrega total ao Senhor. O lema que escolhi para minha vida sacerdotal é retirado do Evangelho de São João, capítulo 15, versículo 16, onde Jesus diz: ‘não fostes vós que me escolhestes, mas Eu quem vos escolhi’. Então o chamado é sempre um dom de Deus, que nos chama a trabalhar em sua vinha e a partir deste lema quero vivê-lo como um servidor da alegria”, expressou padre Sérgio Ricardo, que realizou os primeiros sacramentos na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro do Jacintinho.

Padre Manoel José é pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo e faz parte da equipe do Centenário da Arquidiocese, que é celebrado desde 2018 e se encerra em 2020 com as ordenações. Para ele, as ordenações são frutos da caminhada da Igreja. “Nossa paróquia viveu nesta noite um momento privilegiado da graça de Deus. A ordenação é fruto da caminhada da Igreja Centenária, estamos colhendo frutos plantados por tantos irmãos e irmãs nossos que colaboraram com os jovens a discernir a vocação”, enfatizou o sacerdote.

Missa de ordenação reuniu bispos, padres, diáconos e seminaristas. (Foto: Caroline Alencar/Pascom Arquidiocesana)

Para quem fez parte do processo de formação do novo padre, o sentimento é de dever cumprido, como lembra cônego Severino Fernando, reitor do Seminário Arquidiocesano: “É um momento de muita emoção e alegria para nossa casa de formação ver um jovem que passou por um processo de formação de 8 anos e termina com a sua ordenação. É uma grande satisfação saber que estamos colaborando com o discernimento da vocação dos jovens e dando essa parcela de contribuição da sua formação para o verdadeiro sacerdócio, onde ele possa realmente viver a sua experiência”.

O vice-reitor do Seminário, padre Elison Silva, afirma que a palavra para o momento é gratidão. “Nos alegramos pelo dom precioso desse chamado do padre Sérgio que fez todo caminho formativo no nosso Seminário e hoje recebe o segundo grau do sacerdócio para exercer a sua missão como pastor do povo, testemunho da palavra  e dispensador da graça de Deus. A palavra é gratidão pelo serviço da formação e nós reconhecemos essa dádiva de Deus que continuamente chama jovens para servir o Evangelho”, disse o sacerdote. “É uma alegria para a Igreja que recebe esse presente, um irmão cooperador que vai servir e amar por meio do testemunho autêntico do anúncio do Evangelho”, acrescentou.

Neo-sacerdote é ungido com o óelo do sacramento da Ordem. (Foto: Cláudio sobral / Pascom Salvador Lyra)

A irmã do neo-sacerdote Fernanda Oliveira, em poucas palavras, emocionada, partilhou o sentimento ao presenciar a ordenação: “Estou muito feliz pela jornada que ele escolheu, que Deus abençoe cada passo dele”.

Celebração aconteceu na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, no Salvador Lyra. (Foto: Cláudio sobral / Pascom Salvador Lyra)

Padre Sérgio Ricardo realizou estágio pastoral na Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Benedito Bentes. Vários fiéis da comunidade participaram da Missa de ordenação, a exemplo da Déborah Almeida, agente da Pastoral da Comunicação. “Desejamos toda felicidade do mundo para o padre Sérgio, que ele possa perseverar na missão e assim conduzir com sabedoria o povo de Deus”, felicitou.

Candidato ao sacerdócio se prostra diante do altar em rito de ordenação. (Foto: Cláudio sobral / Pascom Salvador Lyra)

Mais ordenações

A quinta e última ordenação sacerdotal de 2020 será no próximo dia 28 de dezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na Colina dos Eucaliptos. Será ordenado padre o diácono Michael Jonnathan Gomes.

Além do neo-sacerdote Sérgio Ricardo, já foram ordenados padres Luiz Antônio, Edson Gabriel e Kledson Alves. A Arquidiocese já ordenou diácono transitório os seminaristas Ronaldo da Silva e Diego Barros. Nesta quinta-feira (10) serão ordenados os seminaristas Jailson da Silva e José Antelmo. Na segunda-feira (14), será ordenado diácono Urilian Santana no Clima Bom, na terça-feira (15) será a vez do seminarista Gênison Melo em Viçosa e no dia 28 de dezembro o seminarista Cosme Evangelista na Colina dos Eucaliptos.