Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
Fez-se um grande silêncio na Igreja de São Paulo Apóstolo, no bairro do Salvador Lyra, em Maceió. O momento era de oração e gratidão a Deus por Sérgio Ricardo Soares, ordenado presbítero na Arquidiocese de Maceió, no sábado, na noite do último dia 7. Primeiro o presidente da celebração, Dom Antônio Muniz, O.Carm., Arcebispo Metropolitano de Maceió e, em seguida, todos os padres concelebrantes, impuseram as mãos sobre aquele que estava sendo ordenado. Com a Prece de Ordenação, seguida da vestição, da unção das mãos e da entrega do pão e do vinho, o até então diácono passou a ser chamado, até o fim da celebração, de neossacerdote.
Chamado pelo nome, logo após a proclamação do Evangelho, o que estava sendo ordenado respondeu um forte e solene “presente” e aquele que, até então, era o responsável pela formação dos diáconos, o Reitor do Seminário de Nossa Senhora da Assunção, cônego Severino Fernando, pediu: “Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de Presbíteros este nosso irmão.” O diálogo entre o Reitor e Dom Muniz continuou, até que todos responderam: “Graças a Deus!”.
“Mais uma ordenação, mais uma alegria, umas responsabilidade, e mais Graças de Deus para a nossa arquidiocese, e assim Ele vai nos protegendo, dando força para viver esses momentos e celebrá-los”, disse o metropolita.
Padres da arquidiocese concelebraram a Santa Missa, que teve a presença de familiares, amigos, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis. Na celebração, o ordenado prometeu obediência e assumiu diante da comunidade a missão com a Igreja e o povo de Deus. O lema escolhido pelo neossacerdote é tirado do Evangelho de João: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (15, 16).
“É uma alegria neste dia, memoria litúrgica de Santo Ambrósio, e por graça de Deus fui ordenado presbítero nessa paróquia que me acolheu. Vivo a alegria dessa entrega total e radical ao Senhor. A vocação é sempre um dom e um chamado Dele que nos chama a trabalhar na sua vinha, e servir ao Seu povo”, disse o neossacerdote.
Para o reitor do seminário é sempre um momento de emoção, uma ordenação sacerdotal. “Muita alegria para nossa vida sacerdotal, para Igreja, para nossa casa de formação. Um jovem que passou por um processo de formação de oito anos e termina com sua ordenação, onde estamos colaborando com a formação dele para o verdadeiro sacerdócio, onde ele possa viver essa experiência em sua vida, que iniciou com um sonho e hoje, é uma realidade”.
Fernanda Soares, irmã do novo presbítero falou da alegria da família, em acompanhar a jornada de Sérgio até o dia da ordenação. “Estou muito feliz por essa caminhada. Deus o abençoe e ilumine os seus passos”.