Diáconos transitórios são ordenados na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, em Rio Largo

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocese

(Fotos: Caroline Alencar/Pascom Arquidiocesana)

Dois Sagrados Corações abençoaram a ordenação dos novos diáconos provisórios José Antelmo Correia Lima e Jailson da Silva Santos em cerimônia realizada na noite do último dia 10 na Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, em Rio Largo.

O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, saudou os presentes e, em especial aos familiares dos novos diáconos vindos dos municípios de Piranhas, em Alagoas, e Areia, na Paraíba.

Em sua homilia, o arcebispo relembrou o sentido do diaconato.

“A instituição de diáconos tem como base a consagração para o serviço. Deus nos escolhe, Deus nos envia. Deus vê o ser humano pelo coração, por isso, escolheu vocês (José Antelmo e Jailson) para o serviço”, ressaltou Dom Antônio.

Seguindo os protocolos de higiene devido à pandemia com a Covid-19, após a imposição das mãos de Dom Antônio, ordenando os novos diáconos provisórios, a tradicional felicitação do clero e dos pais aos ordenados foi substituída por uma reverência com distanciamento.

O pároco, Padre Jailson Lucas, descreveu seu sentimento com a ordenação dos novos diáconos provisórios.

“Nós tivemos a alegria e o privilégio dessas ordenações acontecerem sob a proteção dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, agradecemos a confiança do Senhor Arcebispo e a Deus que escolhe homens destemidos para serem propagadores do Evangelho de Cristo”, ressaltou o sacerdote.

O neo-diácono provisório Jailson, que é natural do Estado da Paraíba, e estagio na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, falou sobre como pretende desempear a missão que agora abraça.

“Procurarei com a graça de Deus fazer o que o Senhor deseja de mim, com o coração cheio de amor para oferecer àqueles que se aproximam de mim. Que tudo eu faça por Cristo, com Cristo e para Cristo”, afirmou Jailson pedindo orações por seu diaconato.

O diácono José Antelmo expressou sua alegria com a ordenação: “É uma alegria muito g sincero e, sobretudo, com a gratidão, pois, tudo provêm do Senhor”, refletiu o diácono provisório José Antelmo.

Vice-reitor do Seminário Nossa Senhora da Assunção, padre Elison Silva destacou a importância da formação.

“Nossa Arquidiocese tem vivido dias de muita alegria, de modo especial hoje com a ordenação de Jailson e Antelmo, que foram meus alunos nos últimos cinco anos, os quais acompanhei em todo o curso de Teologia, como professor e formador. Para nós que trabalhamos a formação é a alegria de colher os frutos de um longo caminho de formação e o coração se enche de alegria e esperança por recordar a promessa de Deus, que não deixaria que faltasse pastores para a sua Igreja, e pelo trabalho necessário de cuidar das vocações, alimentando em seus corações o desejo sincero de seguir a Jesus e contribuindo para a felicidade do próximo.”, afirmou Padre Elison.

Os novos diáconos provisórios continuam os estágios enquanto aguardam o Sacramento da Ordem. José Antelmo na Paróquia de São José, em Novo Lino, e Jailson na Sagrados Corações de Jesus e Maria, em Rio Largo.