Dom Antônio preside cerimônia de Ordenação Diaconal transitória de Genison Melo

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocese de Maceió

Pela imposição das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., e a prece da Igreja reunida na Igreja do Senhor do Bom Jesus do Bonfim, na cidade de Viçosa, o seminarista Genison Melo dos Santos foi ordenado diácono transitório da Igreja de Maceió, no último dia 15 de dezembro. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, se dedica ao serviço ao povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, o seminarista dá um novo passo em direção ao sacerdócio. 

Na celebração, o então seminarista expressou seu desejo de assumir o ministério diaconal, seu compromisso com o povo e de proclamar a fé com palavras e atos. É na ordenação diaconal que o futuro sacerdote assume também o compromisso de guardar o celibato, perseverar no espírito de oração, obediência ao bispo e imitar o exemplo de Cristo. 

“Nosso Estado está sofrendo com essa pandemia e as pessoas estão precisando de ajuda, principalmente os que mais precisam. Tudo aquilo que acontece no dia de hoje será a porta de entrada para a sua vida de oração e serviço”, disse Dom Muniz, reforçando a importância do diácono, como servo.  

Ao fim da homilia, deu-se início ao rito de ordenação diaconal, que começou com o metropolita interrogando o seminarista, seguido pela prostração do candidato enquanto entoava-se a ladainha de todos os santos; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do arcebispo; entrega das vestes diaconais, realizada pelos membros da família; entrega do livro do Evangelho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Muniz, acolheu o novo diácono. 

Ao final da celebração, o novo diácono fez um breve discurso de agradecimento, ressaltando todo apoio que recebeu da família e dos grupos que participou durante sua caminhada cristã, que aos poucos foram ajudando a formar vocação religiosa.  

“Dei mais um passo significativo em minha caminhada vocacional. Tudo isso me leva a agradecer a todos que me apoiaram nela. Deus me chamou e cuidou de mim em minha vocação. Minha gratidão a todos que me ajudaram. O apoio de vocês foi se suma importância. Serei eternamente grato e estarão todos em minhas orações”.