40 anos de Catequese renovada é celebrado no Santuário Nacional

Por Josefa Maria Paixão Soares | Pascom Sta Rita

(Fotos: cortesia)

No período de 01 a 03 de setembro, reuniram-se mais de mil catequistas de todo o Brasil no Santuário Nacional de Aparecida-SP no evento eclesial, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) o encontro de Formação para Catequistas de todo Brasil, em alusão aos 40 Anos da Catequese Renovada, cujo tema foi “Tocar corações e impulsionar a missão”

O Regional Nordeste 2 foi representado por Catequistas de Campina Grande-PB, Recife, Olinda, Garanhuns, Nazaré e Maceió.

A reflexão base foi a necessidade de uma catequese inspirada no processo catecumenal, bíblico-vivencial, que estimule, assim como norteia o Documento Catequese Renovada e orienta para a Iniciação à Vida Cristã, em uma comunidade eclesial de Fé, voltada para o processo de uma catequese Cristocêntrica, que forme discípulos missionários de Jesus Cristo e que olhem as pessoas com irmandade como um Cristão de uma igreja em saída.

Catequese Renovada já está em sua 39ª edição (2009) e 8ª reimpressão, e nestes 40 anos, segundo a Editora Paulinas, já foram difundidos um total de 244.250 exemplares. Um verdadeiro best seller da catequese no Brasil onde está a vida, e a paixão de catequistas, catequetas, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos, que souberam estar atentos e sensíveis ao contexto eclesial e social dos anos 80, no Brasil e na América Latina.

Este documento traz a marca, e é fruto das orientações do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), das conclusões das Conferências do Episcopado Latino-americano de Medellín (1968), Puebla (1979), e das Exortações Apostólicas Evangelii Nuntiandi (Paulo VI – 1975) e Catechesi Tradendae (João Paulo II – 1979).

Estrutura do documento

O Documento estruturado em quatro partes, aborda: 1. A catequese e a comunidade na história da Igreja, 2. Princípios para uma catequese renovada, 3. Temas fundamentais para uma catequese renovada e 4. A comunidade catequizadora.

Tendo presente esta organização, podemos destacar algumas temáticas que são privilegiadas em Catequese Renovada, tais como: o princípio de interação entre fé e vida; a teologia da Revelação; a pedagogia divina; a comunidade como ambiente e conteúdo de fé; a Bíblia como principal texto da catequese, e a formação do catequista.

Durante as conferências, também foi abordado sobre o Ministério do Catequista como forma de reconhecimento e a importância deste colaborador na promoção do encontro e experiência com Cristo. E que se percebam, como pedras vivas da nossa Igreja.

O encontro foi encerrado com as palavras de Dom Leomar que o resumiu em quatro palavras a missão na catequese: proximidade, escuta, diálogo e anúncio pelo testemunho.

A Celebração Eucarística na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, coroou o encerramento com a presença dos Catequistas que fizeram parte da Liturgia, no coral e na entrada da Palavra, abrindo assim com muita alegria e esperança o mês da Bíblia.

Por fim, foi anunciada para o próximo ano de 2024, a Romaria Nacional dos Catequistas, agendada para o dia 30 de agosto a 1 de setembro, em Aparecida-SP.

link das inscrições para a Romaria da Catequese Renovada 2024. https://linkme.bio/cr40

A CNBB pede para todos os catequistas e envolvidos respondam a este questionário.https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=Qphi0sNU7EG6tSre6- k5w957VjlA31dLryJPTGCHep5UNERCQzRNODlTNzJITUJER1NGRFlYWkExOC4u

Fonte e acesso as demais informações completas no site oficial que detalha a cada momento o encontro dos 40 anos da catequese Renovada: https://www.instagram.com/p/CwvTqdvueCk/?img_index=1