Micheliny Tenório / Pascom Arquidiocesana
Agora a despedida foi para sempre! Definitivamente, a Igreja Matriz do Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, fechou as portas do templo que funcionou por 37 anos fortalecendo a fé dos paroquianos devotos do Deus Menino.
No último domingo, dia 5, uma missa campal em frente à Igreja deu adeus ao bairro e iniciou o traslado da imagem do Menino Jesus para a sede provisória, que está funcionando num galpão localizado na Rua Teófilo de Barros, nº 122, Farol. Este endereço fica próximo à Central de Flagrantes.
A despedida havia sido iniciada 15 dias antes com a celebração de missas e homenagens, numa mistura de sentimentos, como descreveu a Ministra Extraordinária da Eucaristia Salete Martins.
“É muita tristeza, mas também esperança de que Nosso Senhor vai nos ajudar nessa tarefa tão árdua, tão difícil de deixar a sede de nossa paróquia”, falou dona Salete com lágrimas nos olhos.
O paroquiano Paulo Jorge, que conduziu o veículo onde foi colocada a charola com a imagem do Menino Jesus, recordou momentos vividos na Matriz.
“Aqui passamos boa parte de nossas vidas, onde criamos e educamos nossos filhos na religião e de repente a gente ter que sair. Fica o sentimento de perda, pois, era aqui que a gente queria ficar.”, declarou Paulo Jorge.
Carreata
O traslado ocorreu com uma carreata que passou por ruas do Pinheiro, Avenida Fernandes Lima, e Centro, onde o pároco Padre Luis Calado liderou uma homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres na Catedral Metropolitana. Músicos integrantes de ministérios da Paróquia animaram a carreata em cima de um trio elétrico.
Em seguida, os fiéis retornaram às Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, e ao passarem pelas imediações do Bairro do Canaã, Padre Calado apresentou o local onde poderá ser a sede definitiva da Paróquia.
Na chegada à sede provisória, a imagem do Menino Jesus foi recebida com uma queima de fogos e aplausos dos paroquianos. O vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, Dom Genival Saraiva, presidiu a Santa Missa, e deixou uma mensagem de encorajamento para os fiéis:
“É uma igreja provisória que acolhe o povo de Deus com a mesma disposição e a mesma fé, com o mesmo amor ao Menino Jesus de Praga. Devemos agradecer a Deus por que a travessia não é simples, mas somos convidados a nos fortalecer em Sua Palavra.”, refletiu Dom Genival.
Padre Calado disse aos fiéis para terem ânimo, mesmo diante das adversidades.
“Deus está conosco! Chegamos até aqui pela graça do Menino Jesus e vamos continuar. Aqui estamos provisoriamente e logo teremos nossa sede definitiva e assim enxugaremos essas lágrimas e as chagas serão fechadas com a graça de Deus.”, ressaltou Padre Calado ao agradecer o apoio irrestrito do Arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz à paróquia e também a perseverança dos paroquianos.