*Por Caroline Bulhões | Pascom Lagunar
Com o tema “Uma comunidade de fé viva e atuante”, os devotos e paroquianos da Quase Paróquia São Pedro e São Francisco, no Vergel do Lago, estão celebrando a Festa em honra São Pedro pescador e, sobretudo, comemorando o Jubileu da devoção na região Lagunar. A devoção a São Pedro no bairro iniciou em 1942, com os pescadores e marisqueiras da região da lagoa Mundaú, desde então os próprios pescadores e marisqueiras anexaram a imagem de São Pedro, próximo a Lagoa, tendo um local que serve de oração para os trabalhadores que da Lagoa tiravam seu sustento.
O ano de 2022 é literalmente um ano de festa, a Igreja São Pedro, que foi construída em 1982 completa 30 anos de sua construção, motivo de muita alegria para os fiéis e devotos de São Pedro, por isso rendemos graças a Deus e pedimos a intercessão de São Pedro, por tantas graças alcançadas pelo povo do Vergel durante todo esse tempo.
A festa em honra ao Santo Apóstolo de Cristo, acontece entre 20 e 30 de Junho conta com a seguinte programação: Santa Missa todos os dias às 07h, presidida por padre Adriano Vieira, administrador da quase paróquia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 18h30, e oração da novena de São Pedro às 19h, conduzida pelo diácono Jarbas e o Seminarista Lucas José; e às 19h30 Santa Missa com a presença de Padres convidados. Como festejos externos, a quermesse durante todas as noites e apresentações culturais.
No dia 29, dia do Padroeiro, a programação conta com Celebração Eucarística, às 07h, presidida pelo padre Adriano; a segunda missa às 09h, com a presidência do padre Francisco Teixeira, contando também com a participação do Coro Prisma, e a adoração ao Santíssimo Sacramento, às 17h30. Já a terceira missa do dia, às 19h, será solene com a presidência do Arcebispo, Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O.Carm. Em seguida, a Comunidade paroquial participará de uma procissão luminosa pelas ruas do Vergel do Lago e no dia 30, haverá a missa da Gratidão que está inserida na programação da Festa, a mesma acontecerá às 19h30.
Tradicionalmente nos festejos de São Pedro havia a procissão pluvial na lagoa mundaú, devido a pandemia e a situação atual da mesma, nos últimos 2 anos não foi possível realizar a procissão pluvial.
Em fala, Padre Adriano Vieira, administrador da paróquia citada, destacou: “É uma alegria muito grande poder celebrar mais um ano a festa do glorioso São Pedro aqui no bairro do Vergel, sobretudo nos últimos tempos em que vivenciamos a pandemia, com a graça de Deus a comunidade tem se tornado cada vez mais presente e ativa, assim como sugere o tema da festa desse ano de 2022. A devoção a São Pedro em nossa região advém principalmente dos pescadores e marisqueiras, e esse ano a alegria é ainda maior por comemorarmos 80 anos dessa devoção, bem como os 30 anos em que foi construída a Igreja de São Pedro.”
Sobre São Pedro
São Pedro foi um dos 12 apóstolos de Cristo, foi pescador de peixe e de homens, “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens.” (Lucas 5,10) Ele que em suas mãos possui as chaves do céu “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo
que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus. (Isaías 22,22), com isso é uma alegria muito grande celebrar São Pedro, ele que foi apóstolo de Jesus e tornou-se o primeiro Papa da Igreja.
A Pascom Lagunar tem feito diariamente a cobertura da festa do glorioso São Pedro, com fotos, transmissões, vídeos e também com a série Pascom Explica que conta um pouco a história do Padroeiro e algumas curiosidades, é possível acompanhar o conteúdo através de suas redes sociais, no Instagram, Facebook e You Tube com endereço de Paróquia Lagunar. Fiquem atentos as redes sociais e não deixem de participar seja de forma presencial ou online.