A peregrinação “Maria vem nos visitar” em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese de Maceió continua emocionando os fiéis nos lugares por onde passa. Na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú, a visita impulsionou a devoção por Nossa Senhora dos Prazeres, além de coincidir com a data de aniversário da cidade. Uma família testemunha a providência divina ao receber a imagem antes do falecimento de uma fiel centenária.
A comunidade recebeu a imagem da padroeira da Arquidiocese, as 50 capelinhas com imagens menores e a cruz do Centenário pelas mãos dos fiéis da Quase Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Rocha Cavalcante, distrito de União dos Palmares. A acolhida aconteceu no início da cidade e uma procissão com carreata seguiu até a Igreja Matriz para a Santa Missa.
Durante quatro dias de visita, 150 famílias recebem a capelinha em casa com a Bíblia do Centenário. A programação na Igreja Matriz durante o dia incluiu Santa Missa, Ofício da Imaculada e o Terço. “Foi uma experiência ótima por esses dias e senti minha fé renovada. A Virgem Maria veio nos visitar como visitou a casa de Santa Isabel”, disse o paroquiano Juvenilton Alves.
Lenilda Jerônimo é uma das fiéis que não vai esquecer o momento da visita em sua residência. A mãe, Josefa Jerônimo, mais conhecida como Dona Didi, de 101 anos, já foi presidente da Apostolado da Oração na comunidade e faleceu na madrugada de quinta-feira (13), horas depois de rezar com a imagem.
“Para nossa família foi um momento de graça. Minha mãe mesmo cansadinha teve a felicidade de abraçar e reza junto com Nossa Senhora dos Prazeres. Foi, na verdade, uma providência divina, porque nossa casa não estava na programação para receber, mas uma vizinha trouxe até nós”, contou Leninha, como é conhecida.
No dia 14 de junho foi aniversário da cidade, dia em que a peregrinação se despediu da paróquia. A Santa Missa foi presidida pelo padre Lourenço Júnior, administrador paroquial, e contou com a presença das autoridades municipais.
“Que bênção o dia de hoje, momento em que a cidade comemora os 59 anos de emancipação com a despedida da imagem peregrina, um marco nesse dia tão importante para nós que moramos aqui. E é interessante, porque toda cidade já foi um povoado que se desenvolveu a partir de uma capela, ou seja, da fé. Não foi diferente aqui com a capela de Santa Ana. Precisamos, meus filhos, aprender com a Mãe Deus, que escutou o Senhor. Assim, seremos homens e mulheres melhores, buscando o bem comum para vivermos dias melhores”, pontuou o sacerdote durante homilia.
Padre Lourenço também avaliou a peregrinação entre os dias 11 e 14 de junho: “Bendito seja Deus por esses dias. Foi bonito observar olhos que brilhavam de entusiasmo, porque reconhecem na imagem um sinal de fé, esperança e que confiam em Deus, que nos deu como intercessora a bem-aventurada Virgem Maria, que nos leva a Deus e é modelo para nosso peregrinar neste mundo. Ela nos entusiasma a levar o Evangelho aos 4 cantos de Santana do Mundaú. Agradeço a cada um por acolher com tanto carinho a imagem e ter participado desse momento de graça”.
Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana