Por Manuela Ponciano| Ascom Evedus
O Troféu Louvemos o Senhor é realizado anualmente pela Associação do Senhor Jesus e em 2023 acontecerá a 14ª edição com quinze categorias para premiar artistas católicos. O grande incentivo para a música católica por vezes apagada no cenário gospel foi idealizado por Ricardo Mari em 1996, quando comandava um programa de rádio e procurava apresentar o melhor da música católica, procurando novos talentos. Anos depois, já com o nome do evento e a ideia da estatueta que simboliza Maria com as mãos e o rosto voltados para o céu, para onde se dirigem os louvores. Desde a primeira edição, em 2009, o Troféu tornou-se o “Oscar” da música católica, a premiação mais desejada entre os músicos e compositores do gênero, nos mais diversos estilos. Após período de avaliação das obras inscritas, a organização do evento publicou no site oficial a lista de indicados para cada categoria e Alagoas está concorrendo nas categorias “canção mensagem” e “música do ano” com a música “Recomeçar” da Banda Evedus.
A Banda é natural da Arquidiocese de Maceió, composta por cinco músicos de paróquias diferentes, adepta do estilo pop rock e heavy metal. Os amigos estão caminhando juntos na evangelização através da música há quase dez anos e enxergam na inédita indicação no Troféu Louvemos o Senhor uma oportunidade de exaltar a música católica de Alagoas no cenário nacional. Recentemente o conjunto lançou o EP “Ciclo” contendo músicas que retratam a realidade da sociedade no período pós pandemia, enfatizando o medo e apresentando a intimidade com Deus como única fonte para enfrentar o desconhecido e seguir os objetivos interrompidos pelo Covid-19.
A música “Recomeçar” é destaque do EP e foi indicada em duas categorias na premiação nacional. A inspiração para a composição da música surgiu em meados de 2021, no auge da pandemia quando se contavam as perdas e a incerteza dominava o mundo. Passado o período mais crítico, já em 2022, veio o tempo de recomeçar a vida, concluindo a obra. Hugo Henrique, compositor da música e vocalista da banda, se atentou aos sentimentos guardados junto a experiência do isolamento social e lamentos do início da guerra entre Rússia e Ucrânia, influência também para a capa do disco, e expressou em forma de canção a mensagem de esperança.
Para Daniel Fontes, um dos guitarristas da banda, “o deserto (da pandemia) é um caminho para o recomeço se nos deixarmos conduzir pela fé”. A forte mensagem da música é o que a torna concorrente na categoria “canção mensagem” no Troféu Louvemos o Senhor, pois, “traz para nós a superação anti uma realidade nunca vivida e somente possível pela misericórdia de Deus”, afirma o baterista e fundador da banda, Ledmilson Ferreira.
Evedus quer dizer “servos de Deus”. Além de músicos os cinco componentes são ministros de música e os primeiros a experimentar a proposta de seu trabalho. “O recomeçar em meio a guerras, pandemia, perdas e tentações, fez a Evedus dar um passo a mais com o EP Ciclo, que foi construído não só para o público, mas para cada membro da banda”, disse Gustavo Alencar, guitarrista. O EP está disponível em todas as plataformas digitais e conta com a participação do cantor Dunga em uma das faixas. Vale conferir o trabalho da banda Evedus e se permitir refletir “que na vida um ciclo se fecha para que um novo seja aberto”, como inspira Thales Moraes, contrabaixista.
A partir do dia 25 de setembro até 24 de outubro será o período de votação popular para a Categoria Melhor Música do Ano. A cerimônia de premiação com o tradicional show musical do Troféu Louvemos o Senhor acontecerá no dia 07 de novembro em São Paulo e será transmitida ao vivo pela Rede Século 21, com cobertura dos veículos de comunicação com inspiração católica e mídia secular. vote aqui >> https://www.asj.org.br/trofeu-louvemos-o-senhor/votacao-popular/
Alagoas no cenário nacional representada pela Banda Evedus!