Arcebispo faz orientações sobre programação do Dia de Nossa Senhora dos Prazeres

Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., reforça a programação da Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Arquidiocese da cidade de Maceió, e faz algumas orientações aos fiéis. Missas presenciais e online às 6h, 9h e 12h na Catedral, carreata e Missa em Marechal marcarão festejos da padroeira deste ano.

“Podemos dizer com muita propriedade no coração: Deus habita nesta cidade, porque esta cidade é de Maria. ‘Maria vos venera, Maria, tomai conta da nossa cidade’. É com este espírito que celebramos este dia”, expressou o arcebispo.

A programação solene se iniciará com a Missa às 6h na Catedral Metropolitana de Maceió. “Vamos começar o dia esta celebração e vamos ter presentes todos moradores de ruas, não de forma presencial e nem cantando este ano, porque eles estão nos abrigos, protegidos contra a contaminação do coronavírus, mas teremos uma linda apresentação da Casa do Servo Sofredor, unidade com 100 moradores em processo de recuperação química, que formou um coral”, informou Dom Antônio em vídeo divulgado nas mídias sociais.

A Missa Solene, às 9h, acontecerá simultaneamente em todas as paróquias da Arquidiocese de Maceió, como lembrou o arcebispo. “Apenas alguns padres participarão presencialmente desta, porque os demais vão celebrar no mesmo horário nas paróquias com a mesma intenção”, disse. Às 12h também haverá celebração na Catedral.

O arcebispo lembrou que às 15h30 terá a benção do Santíssimo Sacramento em frente à Catedral para a cidade de Maceió e motoristas que participarão da carreata às 16h com imagem da padroeira em direção ao município de Marechal Deodoro, onde a Missa finalizará a programação.

“A benção do Santíssimo Sacramento  contará com a presença de todas as pessoas que estarão em seus carros que participarão da carreata com a imagem da padroeira até Marechal Deodoro. Será um momento para fazer a recordação histórica e lembrar dos primórdios da nossa diocese, da nossa Arquidiocese e da nossa Igreja Católica no estado de Alagoas. A carreata sairá da Catedral e irá até as Lojas Americanas, onde outros carros começarão a entrar na carreata, assim também como no Cinturão Verde, e depois prosseguiremos sem parar até Marechal”, detalhou Dom Muniz.

A celebração que encerrará a programação acontecerá no Complexo Conventual Santa Maria Madalena, com a participação online dos fiéis: “A imagem de Nossa Senhora vai ficar na Igreja, os carros vão passando e os motoristas serão abençoados e voltarão aos seus lares, acompanhando a Missa pela rádio e mídias sociais, e assim estamos seguindo as normas estabelecidas pela arquidiocese e pelos órgãos de Saúde”.

Transmissões

As celebrações do dia solene terão transmissão ao vivo pela Rádio Imaculada Conceição 92.3 FM, Rádio Difusora 960.0 AM, site do Centenário (www.centenarioarqmaceio.com.br) e o canal da Arquidiocese no Youtube (www.youtube.com/arquidiocesedemaceio).