Na ocasião, o arcebispo, Dom Beto Breis, entregou a cada um, a Carta Encíclica escrita pelo Papa Francisco,
intitulada Fratelli Tutti (Todos Irmãos em português).
Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação
A Arquidiocese de Maceió realizou nesta quarta-feira (11), na Catedral Metropolitana, uma celebração em ação de graças, presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis, para acolher vereadores e prefeitos eleitos das 37 cidades alagoanas que compõem a arquidiocese, e concelebrada por padres das Paróquias dessas cidades e o pároco da Catedral.
Para Dom Beto Breis, além de parabenizar e dar boas-vindas aos candidatos eleitos para o mandato de 2025-2028, a celebração foi um convite para que eles, no uso de suas atribuições, reafirmem seus compromissos para resguardar os direitos fundamentais da população, especialmente dos mais vulneráveis.
“É uma celebração de ação de graça e compromisso. Damos graças a Deus pelo bom êxito no pleito de outubro, mas ao mesmo tempo, convido-os a reafirmarem o compromisso de colocar o poder e os recursos em benefício do povo. A vitória do político não é no dia da eleição, mas no final do mandato quando ele pode dizer: ‘Eu fiz o que podia ser feito, me empenhei para fazer o bem e ao mesmo tempo para colocar o poder e os recursos a serviço do povo. Essa é a vitória do político”, explanou Dom Beto, sobre a mensagem que foi passada aos eleitos.
Dentre os parlamentares presentes estava o vereador eleito por Maceió Silvio Camelo Filho. Para ele, a celebração foi uma oportunidade para que, sob o auxílio de Deus, ele desenvolva boas políticas para o bem comum de todos.
“É isso que a Igreja e o Papa nos pedem: para que visem sempre o bem comum, pois isso seria a macro caridade, na qual, através da política, pode realizar o bem comum para todos, de uma forma muito mais abrangente”, apontou o parlamentar.
O vereador Milton Ronalsa considerou a celebração de ação de graças um momento especial para abençoar o próximo mandato, que já se inicia em janeiro de 2025.
“Nós, parlamentares, podemos fazer essa diferença, e estamos aqui com esse compromisso durante o mandato. Como o bispo sempre reforça: a política é uma forma de exercer, de forma nobre e suprema, a caridade. Nós temos esse poder de fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou ele.
Já a prefeita eleita de Cajueiro, Lucila Toledo, destacou que a missa de ação de graças para receber os parlamentares é um episódio inovador da Arquidiocese e parabenizou a iniciativa.
“Precisamos da bênção de Deus em nossos mandatos, para que sirvam realmente para o povo que estão esperando uma resposta nossa. Quero parabenizar mais uma vez a todos que coordenaram e fizeram com que isso acontecesse”, disse ela.
Leonardo Dias, eleito pela segunda vez para a Câmara de Vereadores de Maceió, aceitou o convite da Arquidiocese e compareceu à celebração na Catedral Metropolitana. Para ele, a ocasião serve também para acender a consciência cristã nos políticos que foram eleitos, para que eles sigam os princípios da igreja, de governar para aqueles que mais precisam do poder público.
“Primeiro a gente parabeniza a iniciativa de Dom Beto por hoje celebrar esta missa, despertando a consciência cristã nos políticos que foram eleitos. A gente carrega uma responsabilidade muito grande, especialmente, sobre aquelas pessoas mais vulneráveis, que precisam tanto do poder público, e às vezes, não encontram uma sustentação dentro da esfera pública. Então a missa de hoje tem essa missão de despertar em cada um dos que foi eleito para esse compromisso”, finalizou ele.
Na ocasião, o arcebispo, Dom Beto Breis, entregou a cada um, a Carta Encíclica escrita pelo Papa Francisco, intitulada Fratelli Tutti (Todos Irmãos em português). Nela, o chefe da Igreja Católica defende a promoção da fraternidade e amizade social como meios de buscar a igualdade, a dignidade, a paz, a solidariedade, a justiça social e a convivência dos homens como irmãos, não só na vida cotidiana, como também nas instituições, na política e demais setores da sociedade.