Arcebispo metropolitano emite nota de repudiando a violência contra pessoas em situação de rua

Venho, novamente, repudiar, com veemência, os atos de extrema violência contra cidadãos que se encontram em uma situação de vulnerabilidade, vivendo nas ruas de nossa Cidade e nosso Estado.

A Igreja Católica defende e luta pela vida; e abomina esse ato inominável de violência que tem acontecido nos últimos meses. Continuam ceifando estas vidas, afrontando assim os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Artigo 3º, estabelece como objetivos fundamentais a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, bem como o combate à pobreza, à marginalização e à discriminação. Ao garantir o direito ao bem de todos, a nossa Carta Magna rechaça qualquer forma de violência ou discriminação.

Recordo também o Decreto Nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Esse decreto reconhece a vulnerabilidade deste grupo, buscando garantir seus direitos e proteção.

Renovamos nosso compromisso com a vida humana e a construção de uma sociedade justa.

Conclamo, as autoridades de segurança pública que tomem providências o mais urgente possível para evitar que se façam mais vítimas, que estes tristes episódios, que vem se tornando recorrente em nosso país não fique impune.

 

Maceió – AL, 11 de Outubro de 2023

 

Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm.

Arcebispo Metropolitano de Maceió