Arcebispo Metropolitano preside no encerramento da festa da Padroeira de Rocha Cavalcante

Por: Ir. Joelma Pinto – Pascom Arquidiocesana

 

No dia 11 de fevereiro, a Igreja celebrou o dia de Nossa

Senhora de Lourdes e na Arquidiocese de Maceió, a data é marcada por muita festa e oração.

Em Rocha Cavalcante, distrito de União de Palmares, distante 88Km da capital Maceió, a festa em homenagem à padroeira aconteceu de 10 a 24 de fevereiro.  Celebrações Eucarísticas, novenas, apresentações culturais e quermesse marcaram os dias

de festejo na futura Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

Para o Sr. Benedito José dos Santos, morador do Distrito e ex-vereador do Município, “festa de Nossa Senhora de Lourdes em Rocha Cavalcante é a segunda maior da região e tem atraído sempre mais pessoas que lotam a praça para rezar e homenagear a padroeira”.  Segundo ele, a comunidade carece da construção de uma igreja que abrigue os fiéis para a plena realização de suas atividades religiosas.

O Pe. Lourenço está à frente da comunidade há quatro anos e o seu carisma e trabalho tem contribuído para o crescimento da festa que tornou-se uma tradição naquela região.   Para o casal de Ministros Extraordinários da Eucaristia a Sra. Maria Luciete da Silva e o Sr. Quitério Morais da Silva, o visível desenvolvimento da comunidade deve-se ao grande incentivo do pároco que tem ajudado os fiéis no resgate do sentido religioso da festa.  “Hoje o destaque maior dos festejos é a programação religiosa. As atrações culturais fazem as suas apresentações no palco principal, porém contam com menos adesão dos participantes que lotaram as celebrações todas as noites do novenário”.

Outro aspecto importante da festa é o aquecimento da economia.  A região, que está situada no Vale do Mundaú, vive basicamente da agricultura e durante o novenário, a quermesse é uma oportunidade para muitas pessoas venderem lanches,

 

artesanatos e demais artigos fabricados ou beneficiados na região.  Com o seu carro de som, o Sr. Manuel João Feliciano participa todos os anos da festa e ressalta a importância da mesma para a vida dos moradores: “o saldo de dividendos para a comunidade é sempre importante.  Aqueles que aproveitam para montar as suas barracas de confeitos e de produtos de modo geral fazem a economia movimentar o município”.

O último dia do novenário foi marcado pela presença de Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano de Maceió, que presidiu a celebração eucarística de encerramento da festa e lembrou aos participantes que o olhar amoroso da Mãe de Deus alcança a todos que a buscam com simplicidade e humildade.  Como de costume, a procissão com o andor da padroeira percorreu as vias locais do Distrito, levando aos moradores o sentido da presença de Nossa Senhora de Lourdes ao cotidiano de suas vidas.