Arcebispo preside Missa Dominical no Santuário Virgem dos Pobres

Dom Antônio Muniz presidiu Missa no local após cinco meses de isolamento social. (Foto: Maria Cicera/Pascom Arquidiocesana)

Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., presidiu a Missa deste 21º Domingo do Tempo Comum (23) no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras. Foi a primeira celebração presidida pelo arcebispo no local após cinco meses de isolamento social.

Em sua homilia, Dom Antônio observou sobre a confusão sobre a personalidade de Jesus, encontrada no Evangelho de São Mateus (16,13-20). “Jesus depois de ter pregado na Galiléia, curado enfermos, mostrado o seu poder, caminhado sobre as águas, eles vão responder errado.  É triste a pessoa perceber que a sua identidade está sendo confundida, porque cada pessoa tem apenas uma personalidade. Certamente Jesus ficou triste com essa avaliação, mas quis saber a reposta dos seus.  As primeiras definições estão todas erradas e a última é acertada, que é a resposta de Pedro, uma profissão de fé na qual Cristo vai construir a sua Igreja”, disse.

A pergunta de Jesus sobre quem ele era cabe também aos cristãos hoje, como lembrou o arcebispo. “Ele nos pergunta agora: ‘o que sou pra você?’ Qual é a resposta que você vai dar a Jesus?  Qual é a natureza da sua profissão de fé? E a nossa vida, mesmo titubeando, caindo aqui, levantando-se, precisamos dar uma resposta a Jesus: tu és o Messias, tu és tudo para mim, como dizia Santa Tereza, São João da Cruz, Santa Teresa de Calcutá, Santa Dulce dos Pobres…. Jesus não é confundido com qualquer ensinamento ou doutrina”, orientou o presidente da celebração.

Dom Antônio também recordou palavras de São Paulo para sustentar a mensagem do Evangelho: “ São Paulo vai dizer: ‘eu sei em quem acreditei e pus a minha esperança’. Então foi em uma pedra qualquer que foi construída a Igreja de Cristo? Não, foi em uma rocha segura que é a confissão de fé apostólica. ‘Creio na Igreja Una Santa Católica e Apostólica, esta aí a razão de ser da nossa profissão de fé.  Cabe a nós uma experiência de vida com Jesus para professar que Ele  está vivo, ou seja, temos razão de ter esperança”.

Festividade

Ao final da Missa, o arcebispo lembrou a programação da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e Arquidiocese de Maceió. As celebrações aconteceram de forma presencial e online. Dom Antônio Muniz segue presidindo a Missa às 17h de segunda-feira a sábado, direto da capela particular da residência episcopal. Utilizando máscara, o metropolita  conscientiza os fiéis sobre os cuidados na prevenção à Covid-19.