Coral dos Moradores de Rua e Casa de Ranquines participam da primeira Missa Festiva
Thiago Aquino/ Pascom Arquidiocesana
A primeira Missa do Dia de Nossa Senhora Dos Prazeres, na Catedral Metropolitana de Maceió, nesta terça-feira (27), foi marcada com a ação de graças pela vestição do hábito dos consagrados da Fraternidade Casa de Ranquines. Presidida por dom Antônio Muniz, os cantos litúrgicos foram animados pelo Coral dos Moradores de Rua.
O arcebispo recordou a experiência do café da manhã com as pessoas em situação de rua todo dia 27 após a Missa na Catedral e os trabalhos desenvolvidos pela Fraternidade. Dom Antônio destacou os desafios enfrentados pelos religiosos.
“Vocês devem seguir o que viveu São Vicente de Paulo, o pai dos pobres. Ele foi desafiado a praticar a caridade e, sobretudo, a carregar a Cruz. Estejam preparados para isso”, disse o arcebispo, que também pontuou sobre obediência e humildade.
Madre Rita pontua que o desejo do uso do hábito era antigo e que foi acolhido por dom Antônio. “Hoje a Missa foi um momento de ação de graças pela vestição. Estamos passando pelos trâmites para o reconhecimento como comunidade religiosa, mas tem todo passo a passo e precisamos estar em comunhão com a Igreja, sermos observados e, num determinado dia, com a graça de Deus, haverá essa cerimônia de reconhecimento”, explicou.
Durante a Missa, dom Antônio também enalteceu a participação do Coral dos Moradores de Rua que é formado por assistidos do Complexo Juvenópolis e moradores de rua.
Cícero Danilo foi um dos 50 homens que cantou durante a Missa. Para ele, o momento foi especial e acolhedor: “Foi uma ótima experiência. Nunca tinha participado de um coral e aqui me senti acolhido com meus irmãos. Nos preparamos bastante e demos o melhor”.
A programação segue com missas às 09h, 12h e às 15h na Catedral.