Arcebispo realiza aprofundamento espiritual com Movimento de Cursilhos de Cristandade

O encontro aconteceu na noite do dia 29 e foi concluído na manhã do dia 30 de março na sede do Movimento Cursilhos

*Por Gabriel Messias / Pascom Arquidiocesana

Arcebispo com os membros do Movimento Cursilhos de Cristandade (Foto: Suzana Lima/Pascom Arquidiocesana)

Na noite da última sexta-feira (29), o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, esteve em reunião com integrantes do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), na sede do movimento, no bairro Farol, para realizar um aprofundamento espiritual tendo como base o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Políticas Públicas”. O momento foi iniciado na noite da sexta e continuou na manhã de sábado (30).

Segundo a coordenadora do MCC, Maria José Medeiros, o objetivo deste aprofundamento “é preparar espiritualmente os integrantes do movimento para os próximos Cursilhos para adultos, tanto masculino quanto feminino, que ocorrerá em maio deste ano”.

Mas ainda que tenha sido um encontro feito para os participantes, o momento foi aberto para todos os que frequentam a casa dos Cursilhos, ainda que não venham a trabalhar nos próximos encontros.

“Este é um momento de formação bíblica para nós. E como estamos no momento da Quaresma, escolhemos o tema da CF para trabalharmos neste primeiro momento. Então, convidamos Dom Antônio para aprofundar este tema a fim de refletirmos sobre a qualidade de nossa conversão”, disse a coordenadora.

Na sua fala, o Arcebispo começou mencionando um fato ocorrido na Constantinopla do século IV. Segundo ele, ocorriam alguns momentos tenebrosos que não são muito diferentes dos tempos de tumulto que ocorrem em nossos dias: tanto alguns tremores de terra quanto incompreensões na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na ocasião, Dom Antônio lembrou de São João Crisóstomo, Bispo de Constantinopla, e da oração proferida por ele: uma Conversa com o Espirito Santo.

Depois disso, utilizando a Sagrada Escritura, o Metropolita fez uso do capítulo 19 do Primeiro Livro dos Reis, que comenta um momento turbulento com o maior dos Profetas: o Profeta Elias.

“Em momentos como esses que vivemos, o que importa para nós é purificar os olhos para enxergar o amanhecer do dia que vem logo após a noite escura da nossa alma. Nisso consiste a nossa fé: a fé é a posse antecipada dos bens eternos que esperamos”, disse Dom Antônio.

GESTOS CONCRETOS

Mencionando a grave situação territorial dos bairros Mutange, Bebedouro e Pinheiro, e pensando em um gesto concreto pela comunidade, Dom Antônio anunciou que a tradicional Via-Sacra com o Clero, da segunda-feira da Semana Santa (15/04), não será feita percorrendo o caminho do Carmelo: será feita percorrendo estes três bairros da capital alagoana.

Além disso, Dom Antônio também lembrou que ocorreu na tarde da sexta-feira a inauguração do Projeto Geladeira Solidária. Segundo ele, este projeto não é criação da Arquidiocese: já é realidade em vários centros urbanos do nosso país. Ele consiste em doar alimentos aos mais necessitados, colocando-os em uma geladeira que fica às portas do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Virgem dos Pobres, no Bairro Mangabeiras.

NOVOS CURSILHISTAS

As inscrições para os próximos Cursilhos para adultos já estão abertas. Estes encontros são para todos aqueles com idade acima de 25 anos. O encontro para as mulheres será realizado do dia 02 a 05 de maio e o encontro para os homens será realizado entre os dias 16 e 19 de maio.