Área Manguaba homenageia padroeira da Arquidiocese de Maceió

Pregador relacionou Evangelho com o tema do dia

Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana

Com o tema “Maria, casa da caridade e do serviço à vida plena”, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres chega ao quinto dia de programação e ao quarto dia da Novena. Nesta sexta-feira (21), a Missa do meio-dia foi de responsabilidade da Área Manguaba. A celebração foi presidida por padre Silvestre da Silva, administrador da Quase Paróquia Nossa Senhora da Graça, da Chã do Pilar.

O pregador foi o padre Roniel Ferreira, administrador da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, da cidade do Pilar. O sacerdote frisou  os mandamentos do amor (Mateus 22,34-40) apresentados por Jesus no Evangelho.

“Quando nos dedicamos a Deus com todo o nosso ser – coração , alma e entendimento  -, e desprezamos o irmão, estamos vivendo uma alienação. Agrado a Deus, no entanto eu desprezo meu irmão que conheço seu suor, suas crises, seus contextos históricos e raízes, estou caindo num contexto de alienação. Jesus também abre os nossos olhos para outro erro: se o discípulo agrada o irmão, dá toda assistência, mas despreza Deus, assim está caindo num ativismo sem transcendência. Portanto, é preciso equilibrar uma vida rumo a santidade equilíbrio, pois o certo é amar a Deus e ao irmão. A lei e a vida dos profetas se resumem no mandamento do amor, é conjunto das escrituras sagradas”, pontuou padre Roniel.

Relacionando o contexto do Evangelho com o tema do dia, o pregador apontou Maria como exemplo de quem amou a Deus e ao próximo: “Maria nos ensina o  amor constante em caridade. Amou a Deus com seu coração, com toda sua alma, com todo seu entendimento e ao irmão. Ao visitar a prima Isabe,  serviu, dando auxílio aos mais fracos e desprezados. Maria é de fato é a casa da caridade, aquela que está de portas abertas, mostra o que é acolhimento, vivendo na cardiade com o irmão, sabendo suportar a sua fraqueza. Precisamos agir como Maria agiu, mostrando ao mundo que com o serviço, vivendo na caridade, almejamos a vida plena, que é Cristo”.

O Padre Luciano Soares (Paróquia Santa Luzia de Siracusa, de Santa Luzia do Norte), Frei Luciano (Paróquia São Pedro Pescador, do Francês em Marechal Deodoro), padre José Daniel (Quase Paróquia Mãe dos Homens, de Coqueiro Seco), padre Luciano Duarte, (Paróquia São Miguel Arcanjo, de Marechal Deodoro) e padre Edvan Bernardino (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Marechal Deodoro) concelebraram a Santa Missa na Catedral. Em todas as missas do meio-dia, os padres recebem os paramentos litúrgicos temáticos do Centenário.

Os padres da Área Manguaba receberam os paramentos litúrgicos do Centenário

A programação na Catedral segue com a Novena às 19h. Os fiéis e padres do Setor Rio Largo são os noiteiros da última missa deste dia. Para participar das missas durante a Festa da Padroeira, o fiel deve agendar aqui. A medida faz parte do protocolo sanitário da Arquidiocese e das recomendações dos órgãos de saúde. As missas diárias às 6h são transmitidas pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; e às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM. Além dessas, a de 17h como o arcebispo e a da novena Às 19h, são transmitidas pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió. As pessoas com mais de 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar virtualmente.