Arquidiocese de Maceió apresenta material visual para o II Congresso Eucarístico Provincial ao Clero de Palmeira dos Índios

Padre Tito Régis, representante do Comitê Eucarístico, presenteou Dom Manoel Filho e o Clero de Palmeira dos Índios com a Bíblia do Centenário

Por Maria Cícera | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Maria Cícera)

O Clero da Diocese de Palmeira dos Índios se reuniu, na manhã da quarta-feira, 12 de fevereiro, no Centro Bíblico em Santana do Ipanema-AL, para a sua reunião mensal. Ao declarar aberta a reunião dom Manoel de Oliveira Soares Filho, o bispo diocesano, anunciou que padre Tito Régis estava ali em nome da Província para falar sobre o II Congresso Eucarístico Provincial.

Padre Tito Régis apresentou a Carta Aberta dos bispos e explicou que ela é direcionada ao clero de toda a Província; entregou o Programa Celebrativo do Ano Jubilar e Eucarístico da Arquidiocese, Devocionário Eucarístico e a Rifa de um carro Okm, que tem como objetivo custear a realização do Congresso.

“Eu vim em nome do Comitê Eucarístico Provincial para apresentar o material já produzido pela Arquidiocese e convidar os padres desta Diocese para assessorar algumas oficinas temáticas durante o Congresso Eucarístico”, salientou padre Tito Régis e esclarecendo algumas dúvidas, além de agradecer ao espaço cedido e a generosa acolhida do bispo e dos padres.

Para o Mons. Josevel Mendes da Silva destacou o material como sendo de primeira qualidade e parabenizou a Arquidiocese pela organização e o caminho que já percorreu em preparação ao Congresso e ao Centenário.

“Eu partilho a minha satisfação com a realização deste Congresso, pois gera maior unidade em nossa Província, troca de experiências e já está sendo um tempo favorável para todos nós”, enfatizou Pe. Clejean Melo da Silva. Ele também recordou que há muito tempo não há iniciativas como província e isso precisa ser refletido sempre.

O coordenador de Pastoral, Pe. Jacyel Soares Maciel, motivou os sacerdotes a levarem a rifa e vender em suas paróquias, pois ela tem a finalidade de custear os gastos para o Congresso, e o Devocionário Eucarístico para usarem na Hora Santa nos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento durante a passagem do ostensório de 1945. Além de ter apresentado ao padre Tito Régis os nomes dos padres que irão assessorar as 04 oficinas em junho.

O bispo diocesano salientou que o assunto é rico e a Eucaristia é um tema para ser tratado dia a dia, fazendo assim o povo rezar. “Palmeira dos Índios celebra o Centenário da Arquidiocese de Maceió, pois celebra sua história de diocese também”, enfatizou Dom Manoel Filho.

Ele pediu ainda, ao padre Jacyel que providenciasse para a Carta Aberta chegar a todos os leigos e leigas, em especial os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e encerrou sua fala dizendo: “Eles devem ser motivados a fazer a Novena Eucarística em todas as paróquias, preparando dessa forma às pessoas para a peregrinação do Ostensório de 1945, que em breve estará em nossa Diocese”.

Os padres deram  sugestão de uma nova oficina – missão e Eucaristia e um encontro provincial para os Coroinhas e os MECE’s.

Para concluir o momento, o Comitê Eucarístico, representandos por Ciro e Silvana Agra, entregou a Dom Manoel e os padres a Bíblia comemorativa do Centenário.