Arquidiocese de Maceió celebra 23 anos de sagração episcopal de Dom Frei Antônio Muniz

Arcebispo metropolitano de Maceió também celebra, hoje, 41 anos de vida sacerdotal.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Wanderlan Velozo | Pascom Arquidiocesana)

A Igreja de Maceió celebra nesta segunda-feira (24) o aniversário de ordenação sacerdotal, 41 anos, e de sagraçao episcopal, 23 anos, seu arcebispo metropolitano, Dom Frei Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.

Neste domingo (23), Solenidade de Pentecostes, o Vigário-Geral, Mons. José Augusto, pediu que nas paróquias uma das intenções das preces da assembleia fosse em Ação de Graças a data.

Nascido no dia 11 de agosto de 1952, em Princesa Isabel, na Paraiba, filho de José Muniz e Agueda Muniz; ingressou na Ordem do Carmo, na Provı́ncia Carmelitana Pernambucana, onde professou seus votos religiosos no dia 20 de fevereiro de 1976 e em 24 de maio de 1980 foi ordenado presbítero, em sua cidade natal.

Em sua formação acadêmica concluiu os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto de Teologia do Recife – PE, especializou-se em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, fez um curso de Complementação Bíblica em Jerusalém e cursou inglês em Recife-PE.

Antes do Episcopado foi Mestre de noviços, Diretor do Colégio Monte Carmelo, em Camocim de São Felix, Provincial dos Carmelitas do Nordeste, de 1990 a 1998, e professor de Sagrada Escritura. Atuou como membro da Comissão Econômica da Ordem do Carmo e Vigário Cooperador da Paróquia do Espinheiro, em Recife.

No dia 04 de fevereiro de 1998 foi nomeado bispo diocesano de Guarabira, na Paraıba, pelo Papa João Paulo II; sendo sagrado para o Episcopado no dia 24 de maio do mesmo ano.

Assumiu, por 08 anos, o pastoreio da diocese de Guarabira. No Regional Nordeste II exerceu as funções de vice-presidente da CNBB NE2 de 2003 a 2007, e presidente da CNBB NE2 de 2007 a 2011.

Em 22 de novembro de 2006, foi nomeado Arcebispo de Maceió e tomou posse no dia 04 de fevereiro de 2007 e aperfeiçoando ainda mais a Arquidiocese de Maceió em uma Igreja Samaritana, Missionária e Orante.
Colaborou para a construção do Documento 100 da CNBB (Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia) e foi bispo referencial para os Leigos (CNLB) no Regional NE2.

A Arquidiocese de Maceió – através do Clero, Religiosas e Religiosas, seminaristas, Lideranças de Pastorais, Movimentos e Organismos, Novas Comunidades, Associações, Santuários e Fundações; enfim todo o povo de Deus –  pedem a Nossa Senhora dos Prazeres que interceda ao bom Deus pela boa saúde do seu Pastor e  agradece pelos 41 anos de vida sacerdotal, 23 de sagração episcopal e 14 anos de Pastoreio na Arquidiocese.