Arquidiocese de Maceió celebra ordenação presbiteral do diácono José Antelmo

Marcos Filipe Sousa – Pascom Arquidiocesana

Em meio às incertezas da pandemia da covid-19, os fiéis da Arquidiocese de Maceió têm motivos para celebrar suas esperanças no Senhor. No dia 17 de novembro, durante uma celebração envolta em muita emoção, foi ordenado sacerdote o diácono José Antelmo. A Santa Missa aconteceu na Paróquia de São José, na cidade de Novo Lino. Estiveram presentes padres e diáconos da Diocese, familiares e alguns convidados. 

Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana

Com o auxílio da tecnologia centenas de fiéis também acompanharam a celebração de ordenação através das redes sociais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, lembrou que o candidato se tornará sacerdote da nova aliança para pregar o Evangelho, apascentar o povo e celebrar o culto Divino, no sacrifício do Senhor.

Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana
Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana
Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana

“Tu, filho querido, deverás seguir o Cristo Mestre, a tua função de ensinar. Transmite a todos a Palavra, e procura ensinar e praticar o que crês. Seja a tua pregação alimento para o povo de Deus, e tua vida, estímulo para os fiéis, edificando a Casa de Deus pela Palavra e pelo exemplo. Uni-se ao sacrifício de Cristo que por tuas mãos é oferecido no altar ao celebrar os mistérios”, colocou.

Dirigindo-se ao diácono, continuou: “Lembra-te que fostes escolhido entre os seres humanos, para servi-los nas coisas de Deus. Com verdadeira caridade e alegria, procure não o que é teu, mas o que é de Cristo. Participando da missão de Cristo, unido e submisso ao teu bispo, reúne os fiéis em uma só família, a fim de conduzi-los a Deus Pai. Tem em teus olhos, o exemplo do Bom Pastor que veio servir e buscar o que estava perdido”.

Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana

O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada do candidato, propósito do ordenando e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, unção das mãos com o óleo do crisma e entrega do pão e do vinho. 

Ao fim da celebração, o neo-sacerdote, Pe. José Antelmo, dirigiu algumas palavras de agradecimento. “Agradeceu a Deus por ter me escolhido seu sacerdote e pela Virgem Maria com seu amor de mãe. Quero nortear a minha vida sacerdotal me ofertando totalmente ao Senhor. E peço ao povo que me ajude com suas orações e preces. Que eu possa ser, pela graça  e misericórdia do Senhor, um pai espiritual, forjado na sabedoria do alto e conhecimento Divino; e sempre me encante pela beleza de Deus”.

Fotos: Wanderlan Veloso – Pascom Arquidiocesana