No último dia 29 de dezembro, ocorreu a criação canônica da paróquia de São Miguel Arcanjo, na cidade de Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
A nova paróquia será formada pela igreja matriz e as comunidades São João Batista, Santo Antônio, São Pedro e Comunidade Santana. O padre José Luciano Duarte dos Santos foi nomeado administrador paroquial.
A missa contou com a participação de parte do clero, movimentos e pastorais da região. Em sua homilia, Dom Antônio Muniz falou sobre a importância da devoção a São Miguel Arcanjo, padroeiro da nova paróquia.
“A história do padroeiro desta nova paróquia, a gente não pode contar, porque não tem. Para a gente buscar, é um exercício grande de ler a Bíblia toda, onde encontramos os traços e pegadas dos três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Eles estão presentes no curso de toda a Sagrada Escritura, e suas presenças, sempre em momentos decisivos para a história do povo de Israel”, disse o arcebispo.
“Miguel também está presente em momentos de luta e combate contra o mal. Ele vai ser como uma luz que toca a nossa fé para não nos iludirmos com a cilada do inimigo”, afirmou o metropolita.
No final da missa, o padre Luciano agradeceu a caminhada da comunidade e pela noite. “Precisamos continuar a missão. Nosso território paroquial cresceu e temos que trabalhar para formar mais comunidades” e completou: “Temos que agradecer quem está aqui desde o começo, ainda nas missas que eram realizadas em um palhoção, os nossos predecessores”, disse o administrador paroquial.