Arquidiocese de Maceió ganha três novos padres

Por: Marcos Filipe • Pascom Arquidiocesana

A Igreja de Maceió ganhou mais três novos sacerdotes, nesta segunda-feira (15). Adriano Mendes, Felipe dos Santos e Jonathan Igor foram ordenados pelo vigário da Arquidiocese, Dom Genival Saraiva, na Catedral Metropolitana de Maceió.

O rito de ordenação teve início após a proclamação do Evangelho, quando os três candidatos ao sacerdócio foram chamados e se apresentaram diante do bispo.

Após a homilia, fizeram as promessas sacerdotais de serem fiéis colaboradores da ordem episcopal para apascentar o rebanho do Senhor; de desempenhar, com dignidade e sabedoria, o ministério da Palavra; de celebrar, com devoção e fidelidade, os mistérios de Cristo, sobretudo o sacrifício eucarístico; de implorar a misericórdia de Deus em favor do povo; e unir-se cada vez mais a Cristo e ser com Ele consagrados a Deus para a salvação da humanidade. Ainda como parte do rito, prometeram obediência ao Arcebispo e a seus sucessores.

“É sempre uma alegria e felicidade, porque é todo um processo de formação, que leva muitos anos, até chegar essa experiência que se torna sacramento, no rito que se celebramos hoje. São mais três sacerdotes a serviço do povo de Deus, dentro do clima do sínodo, trabalhar juntos e evangelizar, juntos. Tudo isso é momento de graça. Louvemos a Deus por esse dia e pelos por esses três novos sacerdotes”, disse Dom Genival Saraiva.

Na sequência, enquanto ficaram prostrados diante do altar, toda a assembleia invocou sobre eles a intercessão da Igreja triunfante, por meio da Ladainha de todos os santos. Passou-se, então, ao momento central do rito de ordenação: a imposição das mãos do Arcebispo sobre os eleitos, seguida da prece de ordenação.

O neosacerdote, Jonathan Igor, falou sobre sua nova missão. “São as melhores expectativas possível, principalmente porque vai de encontro ao lema do meu presbiterato: o Senhor me ungiu e me enviou para evangelizar os pobres. Ecoando o que nosso arcebispo, Dom Antônio Muniz, pede da nossa arquidiocese, uma igreja missionária, orante e samaritana. É isso que o povo de Deus necessita dos seus pastores”.

Após a imposição das mãos, os novos presbíteros foram revestidos com a estola e a casula, paramentos litúrgicos próprios para o serviço ministerial. Depois, tiveram suas mãos ungidas pelo Arcebispo com o óleo do Crisma, conferindo-lhes a força do Espírito de Deus.

Na sequência, os novos padres receberam o cálice e a patena, com o vinho e pão que serão oferecidos e consagrados no Corpo e Sangue de Cristo nas missas que celebrarem. “Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao ministério da cruz do Senhor”, consta na oração feita pelo bispo.

“Estamos à disposição do arcebispo e da igreja particular de Maceió para que nos possa enviar onde precisar mais. Somos missionários e prontos para iniciar a pesca na barca que é a Igreja de Jesus, com alegria e disposição para evangelizar com nossa vida, nosso testemunho”, disse o padre Adriano Mendes.

Na conclusão do rito, os neossacerdotes foram saudados por Dom Genival e pelos demais concelebrantes com o abraço da paz.

“Um dia feliz que vai marcar a minha vida. O mês de maio, mês de Maria sempre marcou meus passos. Nasci no dia 05 e fui ordenado no dia 15. Então a Virgem Maria sempre está na minha vida, sempre com seu auxílio eu cheguei aqui, um caminho com pedras, alegrias e conquistas”, disse o Padre Felipe dos Santos.