Arquidiocese de Maceió se úne em manhã de oração por santificação do Clero no Santuário Virgem dos Pobres

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Carlos Roberto | Pascom Arquidiocesana)

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, reuniu representantes do Clero e dos leigos em momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa pela santificação do Clero.

Padre Elison Silva fez a pregação durante a adoração. A celebração da Santa Missa foi presidida pelo vigário-geral da Arquidiocese Monsenhor José Augusto e concelebrada por Padre José Aluízio, reitor do Santuário, e os padres Leones Almeida e Luiz Antônio do Nascimento. Assim como muitos fiéis, o arcebispo de Maceió Dom Antonio Muniz Fernandes acompanhou a solenidade pelas redes sociais da Arquidiocese. Por recomendação médica, o metropolita está de repouso.

Padre Elison proferiu uma reflexão sobre a santificação do Clero ao citar o Evangelho do dia .

“‘Olharão para aqueles que transpassaram’, Jesus recorda a profecia do Antigo Testamento que é um convite a fazer essa experiência espiritual de contemplar Aquele que dá a vida para nos salvar e compreender o nosso ministério como prolongamento desta vida oferecida, desta vida entregue. E a nossa vida deve ser cumprimento dessa exigência da cruz. Cristo é engrandecido na nossa vida pelas nossas ações e ministério, no nosso sacrificar-se de cada dia, na nossa doação na pastoral, no serviço aos mais pobres, nas necessidades mais diversas da nossa Igreja, sempre com os olhos em Jesus”, refletiu o sacerdote ao enfatizar Cristo como centro e motivo para uma vida santificada.

Monsenhor José Augusto falou sobre o surgimento dessa solenidade e destacou que a vontade de Deus permite alegrias na vida das pessoas.

“Essa iniciativa de um dia dedicado à oração pela santificação dos sacerdotes veio do Santo Papa João Paulo II há 26 anos. Então, estamos acolhendo o apelo do santo papa. Deus é santo e estarmos próximos a Ele, dispormos nossa vida para que Ele haja e realize sua vontade no nosso dia a dia é um processo de santidade. E nós queremos pedir e implorar a Deus que tenhamos essa docilidade e humildade, e essa consciência feliz de deixar Deus realizar suas maravilhas em nossas vidas. O sacerdócio está profundamente ligado à santidade, por isso, viver o nosso ministério é viver o ministério de santificação do povo de Deus e ao mesmo tempo o nosso caminho de santificação.”

A devota Lúcia de Araújo falou sobre a contribuição dos fiéis por meio da oração para a santificação do Clero, expressando seu sentimento quanto à solenidade.

“Para mim é de grande importância esta solenidade, pois, nós contribuímos com os sacerdotes por meio da oração, por que das mãos deles nós recebemos a Santa Eucaristia. É necessário que nos unamos em oração para que Nosso Senhor aja pela santificação e perseverança do Clero na fé e no compromisso com a Igreja”, ressaltou Lúcia.

Pelo canal da Arquidiocese de Maceió no Youtube é possível rever toda a programação da solenidade com os momentos de adoração, reflexão de Padre Elison Silva e a celebração da santa missa.