Arquidiocese promove lives celebrando o Ano Josefino na Semana Santa

Dom Antônio Muniz Fernandes, após um período afastado das lives devido a complicações na saúde, retornou às mídias da Arquidiocese com lives homenageando o Ano de São José.

Por Maria Cicera | Pascom Arquidiocesana

O Arcebispo metropolitano de Maceió escolheu a Semana Santa para retornar os momentos on-line com os fiéis nas mídias da Arquidiocese e os dias definidos foram Segunda-feira e Terça-feira Santas.

A Igreja celebra o Ano de São José, instituído pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2020, e o Arcebispo tem uma programação de atividades para celebrar este ano, mesmo na pandemia. Esta programação iniciou com as LIVES, na Segunda-feira Santa, 29 de março, o metropolita, juntamente com Diácono Urilian Santana, recebeu 05 padres para rezar o Terço de São José.

Os padres: José Aloisio, Josemir  José, José Marcos, Emerson José e Lídio José participaram de suas residências ou Paróquias e assim representaram o Clero da Arquidiocese homenageando São José.

“Irmãos e irmãs estamos na Semana Santa e celebramos o Ano Josefino, instituído pelo Santo Padre em dezembro do ano passado; um ano especial dedicado a São José que é patrono das famílias e patrono da Igreja. Reunimos-nos para celebrar e agradecer muitos milagres através da intercessão de são José. Escolhi este dia, porque normalmente a Segunda-feira Santa é o dia dedicado ao Clero, na Semana Santa, com exercício de piedade e Via-Sacra. Mas este ano vamos fazer diferente, rezando a oração do Terço pensando em São José”, enfatizou o Arcebispo em sua fala de acolhimento.

Na Terça-feira Santa, 30, a Live seguiu o mesmo objetivo de homenagem ao glorioso São José, desta vez Dom Antônio Muniz recebeu 06 paróquias que tem São José como patrono, seus párocos e paroquianos.

Padre Elison Silva, vice-reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, foi convidado para conduzir o terço e ao contemplar cada mistério da infância de Jesus, refletiu a importância de São José para a Igreja para os cristãos e citou a Exortação Apostólica de São João Paulo II Redemptoris Custos.

“Que a bênção de Deus seja sempre o nosso sustento e a certeza que estamos debaixo do patrocínio de São José. Assim ele nos aproxima de Jesus e por meio de Jesus chegamos mais próximos dessa comunhão de benção com o nosso Deus”, concluiu padre Elison nos agradecimentos finais e destacou, ainda, sua gratidão ao metropolita com o convite de participar deste momento importante para a Arquidiocese.

Encerrando a Live, Dom Antônio Muniz agradeceu a participação e organização de cada paróquia, frisando que as ações devem seguir o exemplo de São José: “cuidar bem de nossas famílias, paróquias, Arquidiocese e Igreja. Enfatizou, ainda, a importante participação de cada católico pelas redes sociais ou presencial, com os padres nas Igrejas Matrizes das Paróquias dedicadas a São José.

“Devemos cuidar e cuidar bem uns dos outros e agradeço ao padre Elison que dirigiu o terço, ao diácono Urilian que interage com os internautas, e por fim meu agradecimento àquelas centenas de pessoas que estiveram conosco nesta live”, concluiu o Arcebispo.

Os internautas, por sua vez, expressaram sua alegria em ver o Arcebispo bem disposto e recuperado do problema de saúde. Com emojis e frases de gratidão louvaram a Deus pela saúde do pastor e o retorno dele nas redes sociais, muitos destacaram a serenidade e momentos orantes que o metropolita proporciona para as pessoas nesta pandemia.

A Arquidiocese possui, em seu território, 07 Paróquias dedicadas a São José, localizadas nas cidades de: São Jose da Laje, Campestre, Novo Lino, Joaquim Gomes; e em Maceió, Trapiche da Barra e Fernão Velho. Não foi possível para a Paróquia recém-criada de Mangazala em Porto Calvo, pois o padre teve problemas devido a internet e não pode estar presente, mas sempre unido em oração.