Arquidiocese realiza Retiro do Povo de Deus com 24 horas de oração

As sete Antífonas de Nossa Senhora do Ó serão refletidas durante todas as vivências da Palavra

Por Maria Cícera – Comunicação da Arquidiocese de Maceió

 

Na sexta-feira 14 de dezembro, os diocesanos foram chegando ao Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras, obedientes à convocação de seu Pastor, dom Antônio Muniz, para o primeiro Retiro do Povo de Deus.

Às 14h foi feito o acolhimento dos participantes do Retiro e, às 15h, o Arcebispo Metropolitano de Maceió deu início às atividades que perdurarão até, às 15h, do dia 15. Tomando a Palavra, Dom Antônio Muniz frisou o empenho das equipes que organizaram o espaço e programação para o Retiro. “É de suma importância estarmos na presença de Deus e essas 24 horas servirão para, no silêncio, escutarmos a Deus que fala pela Bíblia, que é a Palavra de Deus”, destacou o metropolita.

A oração inicial foi de responsabilidade da Comissão de Liturgia para o Centenário que, por meio de Padre Fernando Bezerra, fez uma reflexão propicia ao tempo do Advento. Seguindo a programação, o coordenador da Comissão Teológica para o Centenário, padre Elison Silva, apresentou a todos a metodologia da Leccionar Divina. “Devemos ter um coração disponível para Deus”, enfatizou padre Elison, que também orientou os participantes que durante as 24h as pessoas deixassem que seus corações fossem modelados para ouvir a Deus.

A Leccio Divina está sendo feita com base nas 07 Antífonas de Nossa Senhora do Ó em 02 momentos distintos. Um com todo o grupo, tendo o sacerdote como administrador das orações e reflexões e outro, onde o grupo maior foi dividido em subgrupos que foram conduzidos por diáconos e religiosas. Nesses grupos os leigos e leigas realizaram a vivência com a Palavra, refletindo as 02 primeiras Antífonas do Ó: Sabedoria e Adonai.

No início da noite, padre Luiz Calado conduziu o Lucernário que iniciou, à porta do Santuário, com uma procissão luminosa e encerrou aos pés do altar de Nossa Senhora Virgem dos Pobres com orações. Logo após aconteceu as apresentações teatrais, a alegre Juventude da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Santa Amélia, e da Casa Dom Bosco realizou um Oratório de Natal e a Comunidade Católica Shalom contagiou a todos com o musical: Filho de Deus, Menino meu.

Diácono provisório Daniel expôs o Santíssimo Sacramento, a partir das 23h, e os Movimentos, Pastorais e Novas Comunidades se revesaram durante toda a noite até às 6h da manhã e a programação da Leccio Divina continuará.