A terceira noite do novenário em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, realizada na noite desse domingo (19) na Catedral Metropolitana de Maceió, coincidiu com a Solenidade de Assunção de Nossa Senhora. A celebração teve como presidente Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil.
Com o tema “Jesus caminhava à frente deles.” (cf. Mt 10,32), a terceira noite da festa da Padroeira de Maceió contou com a participação de representantes do Clero e seminaristas, e teve como lideranças os Movimentos: Focolares, Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Encontro de Jovens com Cristo (EJC), com animação litúrgica do Ministério de Música do ECC.
A segunda leitura retirada da Carta de São Paulo aos Corintios e a prece dos fieis foram proferidas por casais do ECC fechando a semana dedicada à vocação matrimonial.
Em sua homilia, Dom Falcão aproveitou o momento para uma breve catequese através de trechos bíblicos, citando especialmente os Livros do Gênesis e do Apocalipse e o Evangelho de São Lucas para destacar a importância de Maria na vida cristã.
O presidente da celebração também leu parte do documento publicado pelo Papa Pio XII sobre a proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Santíssima, feita no dia 1º de novembro de 1950. “Este foi o último dogma proclamado pela Igreja Católica. Maria é repleta da Graça e circundada pela Luz de Deus. Pedir a Deus por meio de Maria é uma forma muito segura de obtermos as nossas graças”.
Sobre o tema da festa, em que o jovem é lembrado em sua fé e vocação, Dom Falcão parafraseou a Primeira Carta de São João: “Jovens, eu vos escrevo porque vencestes o maligno (cf.1 João 2,13), por que sois forte. É uma mensagem de fé. O jovem cristão, e em particular o jovem católico alicerça a sua existência na Santa Palavra de Deus”, recomendou o bispo.
Diocese Pessoal
Essa foi a terceira vez que Dom Falcão presidiu uma celebração eucarística em novenários dedicados à Nossa Senhora do Prazeres. Natural de Paulo Jacinto, foi o administrador da Paróquia de São Vicente de Paula, em Palmeira dos Índios, durante 18 anos até se ordenar Bispo Auxiliar do Ordinário Militar do Brasil, que é uma diocese pessoal, ou seja, se instala onde o bispo se encontrar e onde houver militares. Atualmente, Dom Falcão reside em Brasília.
Micheliny Tenório