Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
A XIX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada nesta sexta-feira (15) continuou no horário da tarde com pistas de ações e luzes para as atividades do próximo ano, onde acontecerá as grandes celebrações do Centenário da Igreja de Maceió.
A programação iniciou com a palestra do Padre Fernando Antônio Bezerra que expôs um resumo das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil (2019-2023). “A Igreja no Brasil traz a imagem da Casa, lugar de acolhimento, fundada em quatro pilares: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão”, disse o sacerdote.
O coordenador da Comissão de Liturgia do Centenário lembrou o desafio que surge junto ao poder econômico que traz consigo o individualismo. “Devemos despertar a colaboração em nossas comunidades, onde cada um é uma pedra preciosa nessa construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.
Logo em seguida o Coordenador de Pastoral, Padre Manoel José, apresentou o calendário das atividades para o primeiro semestre de 2020, incluindo o Congresso Eucarístico Provincial que movimentará todo o Estado de Alagoas com atividades na capital.
Karina Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Eustáquio Gomes, falou sobre a sua participação na assembleia enquanto jovem na Arquidiocese.
“Momento importante e impar que faz a juventude se unir, conhecendo as diversas realidades, sendo essa Igreja em saída”, disse.
A assembleia terminou com um lindo momento de espiritualidade, à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Clero, leigos e religiosos unidos diante de Jesus Eucarístico, rezaram por todo o povo da Igreja de Maceió, e pelos antepassados que há 75 anos prepararam o primeiro Congresso Eucarístico realizado em terras alagoanas.