A Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, e a Diocese de Crato/CE, emitiram na tarde deste domingo (09), uma nota de solidariedade pelo falecimento do Cônego Manoel Henrique de Melo Santana, ocorrido no final da manhã.
Na nota, assinada por Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, bispo diocesano, e Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica, destacam o trabalho do sacerdote alagoano sobre a vida do Padre Cícero Romão Batista, onde acompanhou de perto o processo de reconciliação da Santa Sé com o sacerdote de Juazeiro do Norte, como também a dissertação intitulada: “Do Anátema ao Acolhimento Pastoral, da Condenação e Exclusão Eclesial do Padre Cícero do Juazeiro à sua Reabilitação Histórica”, que lhe rendeu o título de Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco.
Confira nota na íntegra
Nota de solidariedade pelo falecimento do Cônego Manoel Henrique de Melo, da Arquidiocese de Maceió (AL)
“Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6, 40)
A Diocese de Crato, através da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e da Comissão de Romaria, une-se em oração e sentimento de pesar à Arquidiocese de Maceió, Alagoas, pelo falecimento do Cônego Manoel Henrique de Melo Santana, que aos 77 anos, retornou à Casa Paterna na manhã deste domingo, dia do Senhor, quando celebramos como filhos e filhas do Deus de amor a nossa Páscoa semanal.
Além de sacerdote, o Cônego Manoel Henrique era um importante pesquisador. Por meio da pesquisa, acompanhou de perto o processo de reconciliação da Igreja com o Padre Cícero Romão Batista, tendo escrito sobre o tema a dissertação intitulada: Do Anátema ao Acolhimento Pastoral, da Condenação e Exclusão Eclesial do Padre Cícero do Juazeiro à sua Reabilitação Histórica, que lhe rendeu o título de Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco.
Como sacerdote Romeiro, fazia questão de visitar Juazeiro do Norte. Mesmo com limitações, resultantes da saúde fragilizada, com espírito fraterno e testemunho pastoral esteve presente na Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores deste ano, onde concelebrou a Missa Solene em honra à Padroeira da Nação Romeira.
Neste momento de tristeza, mas também de confiança em Cristo Ressuscitado, que “subindo triunfante ao Céu abriu-nos as portas da eternidade”, dirigimos nossa solidariedade aos familiares e amigos, assim como a Dom Antônio Muniz Fernandes e a todo o clero da Arquidiocese de Maceió.
Agradecemos pela vida e missão do Cônego Manoel Henrique, e entregamos a Deus a sua alma. Alicerçados na esperança da promessa da ressurreição e da vida eterna, mistérios centrais da nossa fé, suplicamos da mesma forma que na Oração Eucaristíca primeira, pedindo que este nosso irmão “marcado com o sinal da fé” receba como recompensa a “felicidade, a luz e a paz”.
Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap
Bispo diocesano de Crato
Padre Cícero José da Silva
Reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores
Comunidade Sacerdotal da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
Comissão de Romaria