Bispo de Campina Grande preside Missa Solene em sexta noite da Festa da Padroeira de Maceió e reafirma: “Sejamos Santos como o Pai do Céu é Santo”

(Foto|: Carlos Roberto – Pascom Maceió)

Centenas de fiéis católicos participaram na nessa quarta-feira (22) da sexta noite de solenidades da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Arquidiocese de Maceió.

A Celebração Eucarística noturna foi presidida pelo Bispo de Campina Grande – na Paraíba – Dom Dulcênio Fontes de Matos e teve como tema “Aproxima-te de mim, porque sou um homem pecador”.

Em sua homilia, o celebrante expôs que a santidade não é impecabilidade, mas um sentimento profundo de voltarmos para o outro e deixarmos através da experiência de misericórdia.

“Ao analisarmos a história delineamos o futuro sempre abertos aos fluxos do Espírito Santo. A tratativa dessa festa de Nossa Senhora dos Prazeres reforçará aos filhos da Santa Igreja a reflexão daquilo que é ideal do cristão: parecer-sr sempre mais com o próprio Senhor. Esta preparação é enriquecida pelo ano nacional do laicato, onde cogitando a vocação cristã o povo de Deus deverá fazer justiça ao caráter batismal ao chamado constante daquele que é o todo Santo e autor de toda a Santidade”, afirmou.

Dom Dulcênio refletiu também sobre as palavras de Cristo, que nos disse “Sejais santo como o Pai é Santo” fazendo uma conexão de como entender a santidade na vida dos santos.

“Os santos são amigos de Cristo. Eles têm tanta aproximação com o Senhor, que dividiram com Ele suas aflições. O mundo atualmente tem carecido de Santos, porém temos tido muitas pessoas que se conformaram a viver como Jesus. Aproveito a ocasião desta noite para reprisar o que aprendemos da Igreja, que é Mãe e Mestra sobre o que aprendemos na Profissão de Fé através da Comunhão dos Santos, pois todos os batizados são santos da Igreja Peregrina, que vem caminhado há 100 anos em Maceió unidos com a Igreja Triunfante e que deve ser também Samaritana”, completou.

O Bispo de Campina Grande complementou sua homilia destacando que o cristão não deve pensar somente na santidade após a morte, mas frisou que o batismo nos convida a uma vida santa aqui na Terra

“Não devemos imaginar somente a santidade como uma realidade póstuma, pois este caminho da santidade é nos dado já neste mundo quando somos batizados e, então, transfigurados em Cristo. Se somos Santos pela graça batismal, somos convidados a estreitar sempre mais os laços com o Senhor”, afirmou.

A animação da Missa Solene ficou sob a condução dos corais Rosa Mistica (Village Campestre II) e Santa Teresinha (Rio Largo).

O coordenador dos corais, Eduardo José, não escondeu a alegria de participar da festa da Padroeira. Ele afirmou que esta solenidade foi a mais importante da história dos dois corais.

“É uma alegria imensa para nós cantarmos aqui na casa da Nossa Mãe. É a primeira vez que nós nos apresentamos aqui na Catedral e essa é a Missa mais importante que nós participamos, graças a Deus”, comentou.

A procissão de entrada da celebração eucarística foi realizada pela Legião de Maria, Mães que Oram pelos Filhos e Congregados Marianos.

Fillipe Lima – Pascom Maceió