Dom Manoel Filho enalteceu o acolhimento de Maria aos filhos seus
Micheliny Tenório/ Pascom Arquidiocesana
Encerrando a novena em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, a Catedral Metropolitana de Maceió ficou lotada durante a celebração realizada na noite dessa segunda-feira (26), em solenidade presidida por Dom Manoel Oliveira e Soares Filho, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios e concelebrada por Dom Geninal Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió e bispo emérito de Palmares(PE), e padres da Arquidiocese.
O Coral da Comunidade de São Benedito foi responsável pela animação litúrgica da Santa Missa, que teve como lideranças o Apostolado da Oração, Encontro Matrimonial Mundial e a Pastoral da Comunicação (Pascom).
Recém empossada coordenadora arquidiocesana do Apostolado da Oração, Isabel Amaral destacou o trabalho da Rede Mundial de Oração do Papa Francisco. “Estamos muito felizes em estar participando e abrilhantando a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Oferecemos nossas vidas diariamente em oração e mensalmente rezamos pela intenção proposta pelo santo padre”, confirmou Isabel ao informar que neste ano o Apostolado completa 175 anos de atuação no mundo e em outubro irão comemorar 150 anos em Alagoas, somando 132 grupos em toda Arquidiocese.
A jovem Maria Luiza Alves, do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), futuros integrantes do Apostolado da Oração, falou sobre a participação dos jovens na vida da Igreja. “É o primeiro ano que participo da festa como integrante do MEJ. Ver a juventude se preparando para ir para o Apostolado é fruto também de nossa devoção à padroeira”, aludiu Maria Luiza.
Para o casal Teresa e José Augusto Emery, do Encontro Matrimonial Mundial, Nossa Senhora é quem dá força para a manutenção de um casamento que completará 42 anos em janeiro. “Nosso sentimento diante de Nossa Senhora dos Prazeres é de alegria. O trabalho realizado pelo Encontro nos fortalece e nos inclina a acreditar que ainda existe amor entre os casais. E nós pedimos à Nossa Senhora: paz para as famílias e para os casais e que o matrimônio permaneça forte”, declarou José Augusto demonstrando felicidade ao lado de sua esposa Teresa. O encontro matrimonial mundial já ocorre há mais de 30 anos em Maceió e sua missão é trabalhar o diálogo com o casal para fortalecer a união por meio da oração e aconselhamento espiritual.
A coordenadora arquidiocesana da Pascom, Maria Cícera, felicitou a participação de agentes de diversas paróquias e falou sobre as coberturas realizadas durante a novena com o apoio de agentes de pastorais de outras paróquias. “Nós, comissão arquidiocesana, estamos trabalhando durante todo o tempo, mas, a grande alegria é saber que os agentes paroquiais atenderam ao chamado e aqui compareceram. Lamentamos muito a ausência de integrantes da Pascom de cidades do interior. A nossa alegria é saber que à Mãe dos Prazeres temos muito o que agradecer e a nossa comunicação que está deslanchando cada vez mais”, explicou Cícera, que lidera a Pascom Arquidiocesana.
Coração de Mãe
Em sua homilia, Dom Manoel Filho enalteceu o acolhimento de Maria aos filhos seus, numa analogia ao adágio ‘coração de mãe sempre cabe mais um”. O presidente da celebração também fez referência a viver uma festa quando se estar na casa da Mãe do Céu.
“Fazer esta festa para Nossa Senhora dos Prazeres é uma forma de mostrar a esta Mãe a nossa alegria de estarmos juntos em oração. Na casa de uma mãe sempre cabe mais um filho. Esta é a festa dos cristãos. Podemos até chegar à esta festa sem esperança devido aos percalços da vida, mas, depois que ouvimos a Palavra, que confiamos nossas vidas a Jesus e que nos alimentamos da Eucaristia, a gente revive”, refletiu Dom Manoel.
Ao final da celebração, os fiéis participaram da quermesse organizada pelo ECC e do cantinho gourmet disponibilizado por Irmã Joelma Pinto.