Por CNBBNE2.org.br
O bispo da Diocese de Penedo (AL), dom Valério Breda, 75 anos, segue respirando com a ajuda de aparelhos, mas com quadro geral de saúde estável. Desde o dia 24 de maio sob cuidados intensivos, o religioso requer uma atenção ainda mais especial dos médicos em relação ao funcionamento dos rins.
O prelado segue internado na UTI neurológica do Hospital Memorial Arthur Ramos, em Maceió, onde deu entrada no dia 15 de abril, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
“Que o Espírito Santo, Senhor que dá a vida, nos conduza neste caminho cercado de muitas privações e provações, e nos encha de Esperança. Unidos em oração, como Igreja Diocesana de Penedo, confiemos na providência e intercessão da Virgem Mãe de Deus, Senhora das Vitórias do Santo Rosário, na certeza de que dom Valério possa recuperar a sua saúde”, afirma, em nota, o vigário geral de Penedo, padre Daniel do Nascimento.
Dom Valério, que é presidente da Comissão Regional Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB NE2, ficou inicialmente 14 dias na UTI. O religioso chegou a receber alta e ser transferido para a enfermaria do hospital, mas retornou aos cuidados intensivos no dia 3 de maio.
Nas últimas semanas, dom Valério deu início à reabilitação fisioterapêutica e fonoaudiológica, mas agora as terapias estão suspensas. Por precaução, ele foi submetido, no início do mês, a exames para detecção da Covid-19. Os dois testes realizados em laboratórios diferentes tiveram resultados negativos para a infecção.