Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
Durante os dias de celebrações em honra à Nossa Senhora dos Prazeres, na Catedral Metropolitana de Maceió, um gesto de solidariedade tem se destacado, aquecendo os corações daqueles que mais necessitam. De 18 a 27 de agosto, um café da manhã especial tem sido servido diariamente para as pessoas em situação de rua, proporcionando um momento de acolhimento e alimentação para aqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade.
A iniciativa é do arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, que acontece desde 2008 e, este ano, liderada pelas Irmãs Carmelitas em colaboração comunidades da Francal, mostrando que a fé e a compaixão podem se manifestar de maneiras tangíveis e concretas. O café da manhã é oferecido logo após a missa das 6h, unindo a espiritualidade das celebrações religiosas com o compromisso social de cuidar dos menos afortunados.
“As pessoas podem trazer as suas doações e que elas continuem após a festa”, disse o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, O.Carm., na abertura da festa.
Tradicionalmente o Café dos Pobres é realizado na Catedral Metropolitana devido às festividades da padroeira da capital, servindo cerca de 150 refeições diárias. Mas desde abril deste ano o braço Samaritano da Arquidiocese, definido por Dom Muniz, acontece diariamente no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres sob a coordenação das religiosas carmelitas.
A irmã Lindalva Pereira, O.Carm., explicou como ocorre o preparo das refeições. “Começamos na véspera e tudo é preparado no Santuário, onde trazemos no outro dia”.
“Uma ação concreta que faz parte do braço samaritano da arquidiocese”, completou.
Entre os alimentos que mais precisam estão ovos, manteiga, salsicha e salame. Quem vai ao Santuário pode levar diariamente a ajuda.
“O trabalho é corrido, mas o coração se enche de alegria. Essa é uma atividade diferente e única. Estamos tendo a oportunidade de conhecer essa realidade da cidade”, explicou.
A resposta da comunidade tem sido calorosa e expressiva. Muitos fiéis e cidadãos sensíveis à causa têm se juntado ao esforço, oferecendo doações de alimentos não perecíveis. Aqueles que desejam continuar contribuindo com essa ação de generosidade podem se dirigir ao Santuário da Virgem dos Pobres, onde as doações serão bem-vindas e utilizadas para manter o café da manhã solidário funcionando.
A Festa da Padroeira da Cidade e da Arquidiocese de Maceió será concluída no dia 27 de agosto, domingo, com a seguinte programação na catedral Metropolitana:
6h – Santa Missa
7h – Café da manhã para os pobres
9h – Missa Solene com Dom Antônio Muniz Fernandes
12h – Santa Missa
15h – Santa Missa
16h – Procissão solene com a imagem da Padroeira pelas ruas do Centro até o Antigo Arcebispo (próximo a Loja Americanas)
18h – Missa encerrando a Festa da Padroeira
Acompanhe ao vivo no canal do Youtube Arquidiocese de Maceió e redes sociais.