Durante a pandemia do novo Coranavírus a Cáritas Arquidiocesana está trabalhando e viabilizando a realização de Campanhas e projetos que beneficam à população carente na Província Eclesiástia de Maceió.
*Por Clayton | Cáritas Arquidioesana
Vale ressaltar o apelo da Igreja na voz do Papa Francisco ao nos chamar a vivência de uma “Igreja em Saída.” Somos chamados como Igreja a fazer diariamente esse exercício de sair do conforto e do comodismo da prática religiosa e nos aproximar das pessoas em situação de exclusão social. Em sintonia com Dom Antônio Muniz, Arcebispo Arquidiocesano de Maceió, que sempre alerta: “somos uma Igreja Missionária e Samaritana.” A Cáritas Arquidiocesana de Maceió, podemos em meio ao cenário de pandemia firmar parcerias e juntar forças em prol da solidariedade.
Durante este período de Pandemia, a Cáritas Arquidiocesana de Maceió, em Comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira, representada no regional pela Cáritas Regional NE2, embarcou na Campanha “é tempo de cuidar”, foram feitas ações de mobilização a nível nacional e local com orações, mobilização nas redes sociais etc.
No Estado de Alagoas as ações junto ao Fórum Cáritas Alagoas, beneficiaram famílias das três dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Maceió. Contou-se com a parceria da Cáritas Alemã (Adveniat) para viabilização dessa ação e a articulação da Cáritas Regional NE2.
Atualmente está sendo concluído a “A ação emergencial para o Nordeste”, realizada de forma conjunta, tendo como público alvo 204 mulheres quilombolas, agricultoras, artesãs e da Economia Solidária dos grupos acompanhados pelo Fórum Cáritas em Alagoas. Através da Cáritas Suíça e o consulado Alemão foi possível a realização dessa ação.
Uma terceira ação realizada aqui na cidade de Maceió, Programa Mundial de Alimento (PMA), através da parceria da Cáritas com a rede de alimentos Carrefour, tornando possível a entrega de cartões vale-alimentação às famílias carentes de Maceió. A Cáritas Arquidiocesana de Maceió recebeu duas remessas de cartões podendo favorecer em média de 900 famílias.
A articulação desse projeto buscou parceria de algumas paróquias da Arquidiocese para melhor realizar essa ação. Na primeira remessa foram beneficiadas 200 famílias. Está sendo realizado a entrega de 700 cartões, na segunda remessa, para beneficiar 11 paróquias da Arquidiocese de Maceió.
“Damos graças a Deus por tudo e nada disso seria possível se não estivermos conscientes de nossa missão. A nossa Missão é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando de forma solidária da construção da sociedade do bem viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, afirma o atual presidente da Cáritas Arquidiocesana, Ângelo Máximo.