Carmelitas Descalças encerram mês mariano em terço, on-line, com Dom Antônio Muniz

Religiosas participaram, direto do Carmelo, com toda a Arquidiocese deste momento.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

Do alto do morro no bairro de Riacho Doce, na capital alagoana, as irmãs do Carmelo de Santa Teresinha, as monjas Carmelitas Descalças, participaram do encerramendo do mês mariano, na Arquidiocese de Maceió na noite deste domingo (31), no terço conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes.

“Vamos acolher com carinho o Carmelo no coração da nossa Arquidiocese, recordando Santa Teresinha que dizia que no coração da Igreja seria o amor”, falou o arcebispo no início da transmissão.

(Foto: Ir. Maria da Imaculada)

Com delicadeza, as Carmelitas Descalças preparam um altar com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Arquidiocese, e a cada mistério glorioso meditado, elas cantavam louvares a mãe de Jesus Cristo.

O último terço do mês mariano, celebrado pela Igreja de Maceió, chamou a atenção de todos, pois muitos tiveram a oportunidade de ver as Irmãs que receberam permissão de participaram da transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese.

(Foto: Ir, Maria da Imaculada)

Todos os equipamentos para a transmissão foram instalados e preparados por elas próprias, com orientação da Pascom Arquidiocesana.

No final, as monjas Carmelitas Descalças, dentro da clausura, coroaram a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, oferecendo uma chuva de rosas, representando cada fiel que estava acompanhando do seu lar.

“Nós temos que agradecer essa festa dupla, Pentecostes e coroação de Nossa Senhora. As festas marianas no Carmelo são realizadas com muita solenidade, pois Maria é a Senhora de nossas vidas, priora da nossa casa”, disse a irmã Maria do Carmo, Madre Superiora do Carmelo.

Bastante emocionadas, as carmelitas descalças agradeceram o momento. “Obrigada a todos que rezaram conosco, as pessoas que assistiram e a todo o povo que tem um carinho enorme com a gente”, completou a irmã.

Encerrando o momento de Oração, Dom Antônio Muniz ainda fez um pedido que as pessoas não deixassem as Irmãs desamparadas, entrassem em contato com as redes sociais da Arquidiocese caso desejassem fazer doações que seriam entregues a elas na clausura.

Durante todo o mês de maio, diariamente o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, rezou pelas redes sociais da Arquidiocese o Santo Terço mariano com as Congregações  Religiosasque estão presentes na Igreja de Maceió. Além de Padres, diáconos e leigos.

Neste mês de junho, o Arcebispo permanece com as transmissões da Santa Missa, às 17h, de segunda a sábado, e às 10h, aos domingos; e todas as noites, às 19h30, com o Santo Terço.

A história do Carmelo de Santa Teresinha

(Foto: Ir. Maria da Imaculada, Carmelita Descalça)

Dom Antônio Muniz Fernandes fundou canonicamente o Carmelo, trazendo para Maceió as irmãs fundadoras, no dia 1º de outubro de 2007. Foram seis anos de obras para a construção do Carmelo de Santa Teresinha, situado em Riacho Doce.

O Carmelo conta com mais de 14 carmelitas, que possuem uma vida de total clausura. Elas só podem receber a visita de parentes em algumas épocas do ano, mediante autorização do arcebispo, e sair do local somente em casos de enfermidade grave.

O processo para se tornar uma carmelita descalça tem início com um acompanhamento de um ano junto ao Carmelo (vocacional). Após este período, tem início a etapa de consagração com o postulantado, seguido pelo noviciado, além do voto simples e dos votos perpétuos.