Na tarde desta segunda-feira (20) foram responsáveis pela animação da celebração Eucarística no quarto dia da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2018, os Romeiros, Área Noroeste e Setor Tabuleiro 1 com o tema: Jesus chamou-os.
A celebração da Santa missa começou as 15h após a acolhida de Dom Antônio Muniz aos fiéis que se faziam presentes na catedral. A celebração foi presidida pelo responsável da área Noroeste, padre Gilmar Custódio administrador paroquial de Novo Lino e concelebrada pelos demais padres da área. A homilia foi feita pelo padre Gerônimo, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro- Setor Tabuleiro 1.
Na homilia, padre Gerônimo falou sobre as virtudes de Nossa Senhora, frisando 4 virtudes: O silencio, a humildade, a oração e a coragem. Ao explicar cada uma, ele convidou a todos os fiéis ao exemplo de Maria, observando suas virtudes, ser fiel a Deus buscando com sua vida ser canal de graça. “Maria sempre foi, é e será modelo de vida cristã. Na teologia aprendemos que Maria é a imagem tipológica da igreja, ou seja, nós olhamos para Maria e vemos a Igreja ou aquilo que a Igreja deve ser na sua totalidade iluminada pela ação de Cristo na força do Espirito Santo ” afirmou ele em entrevista antes da missa.
Na homilia, lembrou das dificuldades existentes nos dias atuais, que por muitas vezes impedem os filhos de Deus a viver essas virtudes em seu dia a dia. Lembrou também da coragem de Maria, que apesar de todas as adversidades por ela enfrentada, não desistiu do chamado de Deus, mas o aceitou sem hesitar.
A igreja celebra também em agosto o mês das vocações por isso o padre falou também sobre a importância e o grande exemplo vocacional que Nossa Senhora foi e é para a igreja. “Como modelo de vida cristã, Maria é também modelo vocacional. Ouvindo ao chamado do Senhor ela soube dizer sim, e um sim na liberdade. Na liberdade do amor, na liberdade de quem encontrou Cristo seu filho e Deus, razão e fundamento de sua existência. Para o Jovem vocacionado Maria é esse modelo de discernimento vocacional, porque sem responder ao projeto de Deus, ao chamado de Deus não nos realizamos como pessoa. Não seremos felizes, a felicidade está em fazermos adesão ao projeto de Deus” completou em entrevista à PASCOM.
Padre Gerônimo reafirmou na homilia o que nos havia dito em entrevista sobre Maria ser modelo vocacional, ele recordou a necessidade de novos consagrados e consagradas a vida religiosa e missionária na igreja, fazendo um apelo aos jovens que estavam presentes e aqueles que acompanhavam a transmissão da santa missa pelos meios de comunicação da arquidiocese, aqueles que sentissem em seu coração o desejo de dizer sim a Deus de forma mais intima, precisam buscar aos meios necessários como as casas de formação religiosa, o seminário diocesano para trilhar um caminho vocacional e ser direcionado a onde Deus o chama na igreja, seja na vida sacerdotal, religiosa, missionário consagrados.
“ Aos jovens de hoje em um mundo conturbado, onde buscam o “ter” Maria é modelo de “ser”, ser de Cristo. Cada um busque na simplicidade de sua vida, nas coisas que realizam encontrar Maria modelo de vida cristã sentido em Cristo para o caminhar. As dificuldades são muitas, mas se olharmos Maria como modelo, Deus como sentido e razão de nossa vida nos tornaremos pessoas felizes, que Maria abençoe e derrama seu manto de proteção sobre cada um” completou padre Gerônimo em mensagem aos jovens na entrevista.