A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Maceió se reuniu em assembleia com os coordenadores paroquiais e contou com a presença do Cônego Elison Silva, coordenador do Regional Nordeste II; a assembleia tem por objetivo principal atualizar as coordenações para as ações catequéticas para o ano de 2024.
A assembleia teve início com a Lectio Divina(leitura orante) da carta de Jo 1, 1-7 “Somos Filhos da Luz e como Filhos da Luz precisamos Ser Sinais de Comunhão” reflexão feita por Luiz Carlos catequistas e membro da comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética e complementou com a seguinte frase nós Catequistas queremos ser fiéis porta vozes da igreja levando ao povo de Deus o sentido de que pela linguagem do amor a gente possa mudar as relações num mundo tão gelado levando a alegria do evangelho.
Após o momento de meditação e partilha do Evangelho de João, o Cônego Elison Silva ressaltou a importância das formações para os catequistas e da participação dos catequistas na escola regional de Catequese: “Neste ano de 2024, é essencial que os catequistas busquem não apenas a formação contínua, mas também uma profunda reflexão sobre sua missão na Igreja. A avaliação e preparação são passos fundamentais para compreender melhor e fortalecer essa missão de transmitir e ajudar outros a crescer na fé”.
A irmã Cristiane, coordenadora arquidiocesana, destacou a união entre os membros da comissão Arquidiocesana de Catequese que isso se deve à força da oração diária na vida do catequista e educadores da fé e a importância da formação. Ela informou que haverá continuidade da Escola Arquidiocesana de Catequese no modelo híbrido facilitando o acesso a um maior número de Catequistas.
“Em 2024, terá início as visitas as foranias, as paróquias e a presença de um representante da comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética na assembleia do regional”, concluiu ela.
Colocando em evidência da vivência da Diocesaneidade: queremos ser Igreja, com a nossa Igreja particular.
No ano de 2023 a Catequese Arquidiocesana recebeu a graça pelas mãos do Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, de ter um espaço na cúria Arquidiocesana a sala da catequese onde é feito um atendimento aos catequistas, coordenadores e padres.
A assembleia foi finalizada com a Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor José Augusto que deixou uma mensagem aos catequistas ” O segredo de toda nossa Catequese está nos joelhos dobrados, não há Catequese sem encontro pessoal com Jesus, sem adorá-lo como senhor de nossa vida, sem acolhe-lo como horizonte maior de nossa vida, quem não fez esse encontro nada tem a dá a ninguém, nós não damos de nós, mas damos o que recebemos. A Catequese a gente transmiti o que recebe que é a maravilha do amor de Deus em nossa Vida. CORAGEM!”
Os Catequistas ao semear a Palavra do Evangelho e direcionar suas atividades a partir dessa Palavra, eles não apenas dão sabor às realidades em que estão inseridos, mas também as iluminam com a luz da fé. O chamado de ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14) é um convite para que os fiéis, ao viverem sua diocesaneidade, sejam testemunhas vivas da presença de Deus em suas comunidades paroquiais. Assim, ao se comprometerem com sua fé e identidade diocesana, os fiéis tornam-se verdadeiros agentes de transformação e construção do Reino de Deus em sua realidade local.