Centenas de casais participam do XXII Encontro Arquidiocesano do ECC em Maceió

Carlos Roberto / Pascom Arquidiocesana

No domingo Gaudette, 15, foi realizado o XXII Encontro Arquidiocesano do ECC na quadra do Colégio Tiradentes, em Maceió. O encontro reuniu mais de 1200 pessoas entre equipes dirigentes e membros paroquiais. A programação contou com pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa.

A oração inicial, realizada pelo casal Jorge e Telma, da Paróquia Divino Espírito Santo, e a acolhida das caravanas dos representantes das Paróquias da Capital e do Interior no território arquidiocesano deram início à programação. O testemunho que emocionou a todos foi do casal Damázio e Zilda, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Conj. Eustáquio Gomes, que falaram da decisão pela vida ao gerarem o filho diante das limitações físicas da esposa.

O casal Amauri e Jaqueline, realizou a primeira palestra com o tema “Vocação da Família nos planos de Deus”, eles destacaram que a vocação primeiro nasce na família e que se a família não vai bem a vocação não prospera. Em seguida foi realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo padre Rodrigo Rios, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Conj. Inocoop,  e a manhã foi concluída com oração do Terço das Rosas que foi rezado por 50 casais das diversas Paróquias.

À tarde, a segunda palestra foi ministrada pelo padre José Daniel, da Quase Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, na cidade de Coqueiro Seco, com o tema “O sacramento do matrimônio nos documentos Familiaris Consortio e Amori Laettitia”. Ele destacou em especial o sentido do matrimônio para à Igreja, fazendo os casais relembrarem o momento do compromissa e as promessas realizadas no dia mais importante de suas vidas.

Com o tema “2ª e 3ª etapa”, a última palestra foi ministrada pelo Côn. José Everaldo, diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC-  na Arquidiocese de Maceió, que explicou como funciona o serviço do ECC para a Igreja Católica e as diretrizes.

A Santa Missa presidida pelo Côn. José Everaldo encerrou o encontro. Ele ressaltou que em 2020 o serviço viverá momentos especiais como o Centenário da Arquidiocese de Maceió, o Jubileu de 50 anos do ECC no Brasil e os Congressos Eucarísticos Provincial e Nacional. Ao final da Santa Missa, foi realizada a troca de pastas das Equipes Dirigentes Paroquiais com o momento de oração pelos atuais e futuros coordenadores que assumirão a frente do serviço na Paróquia no ano de 2020.