Centenas de fiéis recebem sacramento da Crisma na Catedral de Maceió

Por: Filipe Lima – Pascom Arquidiocesana

 

Centenas de fiéis católicos receberam o sacramento do Crisma no último domingo (27), na Catedral Metropolitana de Maceió, no bairro do Centro. A solenidade foi presidida pelo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes. No dia também celebrada a Missa da Gratidão, na Igreja Nossa Senhora do Livramento, celebrada pelo cônego José Claudinier.

A programação dominical iniciou com a Missa da Gratidão. Entre os presentes, estavam os fiéis pertencentes à Guarda de Honra de Nossa Senhora dos Prazeres e do movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha. A celebração foi instituída por Dom Antônio Muniz todo dia 27, que é comemorado com uma Missa de Ação de Graças.

Após a Missa da Gratidão, crismandos, padrinhos e familiares se uniram ao Terço dos Homens e à Guarda de Honra de Nossa Senhora dos Prazeres para uma procissão em homenagem à Padroeira de Maceió com direção à Catedral.

Na Igreja Mãe, a celebração do Crisma foi iniciada com a Catedral lotada. Crismandos das paróquias Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá), Divino Espírito Santo (Jatiúca), São Pedro Pescador (Francês), Imaculada Conceição (Jacintinho) e Nossa Senhora Virgem dos Pobres (Barro Duro) receberam o sacramento.

Em sua homilia, Dom Antônio Muniz comparou o momento solene com o processo de restauração da Catedral de Maceió. O metropolita refletiu que a luz de Cristo é como o restauro que nos ajuda a desvendar a beleza que está abaixo da escuridão.

“Assim é a nossa vida e assim eu gostaria de chamar atenção deste processo para toda nossa Igreja Arquidiocesana. Precisamos retirar todas as camadas foram postas também na nossa vida para que a luz e a beleza originais do sentido da vida possam agradar aos nossos olhos. Assim vocês têm, como peregrinos, recebem este sacramento e recebem esta graça para irem retirando tudo aquilo que o pecado insere em nossa vida”, refletiu Dom Antônio.

A crismanda Cícera Maria afirmou que o momento da Confirmação de sua fé foi de muita alegria. “Eu sinto muita alegria em tá participando deste momento e eu convido todas as pessoas a confirmarem sua fé em Deus”.

A catequista Glória Carvalho também se sentiu feliz por ter feito parte do sacramento de tantos jovens. “Me sinto muito feliz porque esse momento é muito importante, pois estou trazendo esses jovens a testemunhar a Paixão de Jesus Cristo e vendo eles assumindo a fé como Soldados de Cristo, principalmente neste centenário. Para mim é muito gratificante”, afirmou.

O Crisma

A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã.

Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d’Ele [Espírito Santo], dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.