Em resposta aos efeitos das chuvas fortes e persistentes que desde o fim de maio afetam o território da CNBB Nordeste 2, a Igreja no Regional está ampliando e intensificando ações emergenciais de socorro às famílias atingidas.
São campanhas de arrecadação de donativos e recursos financeiros para atender mais de 60 mil pessoas que estão desabrigadas e desalojadas em Alagoas e Pernambuco, os dois estados mais afetados pelas precipitações.
Em um mês, a Arquidiocese de Maceió arrecadou e distribuiu mais de 10 toneladas de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, materiais de higiene e de limpeza.
“Meus irmãos e minhas irmãs, a Campanha Solidária não parou desde maio, eu agradeço a todos que doaram para que muitas pessoas fossem socorridas em suas necessidades, mas quero pedir novamente contando com a generosidade e o bom coração de todo o povo de Deus”, reforçou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, em comunicado no último sábado (2 de julho).
A Igreja alagoana também está recolhendo roupas, agasalhos e cobertores. Os donativos podem ser entregues em qualquer uma das 60 paróquias da arquidiocese.
Depois da Região Metropolitana registrar perdas com enchentes e deslizamentos de terra, foi a vez da Zona da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco enfrentar as consequências das chuvas. Mais 7.000 pessoas tiveram que deixar suas casas e 15 municípios decretaram situação de emergência por causa do temporal. No mês passado, o estado tinha contabilizado 128 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Nove cidades da Diocese de Garanhuns estão entre as mais atingidas e, por isso, a Igreja lançou neste domingo (3 de julho) a campanha “SOS AGRESTE MERIDIONAL”. A iniciativa tem o apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – na arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões, agasalhos, água, roupas e lençóis.
“Neste momento convocamos a todos para ajudarmos nossos irmãos dos municípios mais atingidos com as chuvas nos últimos dias. Nosso objetivo é promover um mutirão frente aos que estão desabrigados e em sofrimento neste momento”, afirmou o bispo de Garanhuns e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Informações: Pascom Maceió e da Cáritas NE2
Fonte: https://www.cnbb.org.br/