Frei Carlos Mesters conduziu o momento com o método da Lectio Divina
Por: Pe. Rodrigo Rios / Jornalista
Realizado anualmente, o retiro do Clero da Arquidiocese de Maceió teve em 2019 uma temática mariana, baseado em meditações sobre a Virgem Maria nas Sagradas Escrituras. De 08 a 12 de julho, no Convento dos Frades Carmelitas em Camocim de São Félix (PE), Dom Antônio Muniz, 89 sacerdotes e 12 diáconos permanentes realizaram momentos de oração sob a condução de Frei Carlos Mesters, holandês e missionário no Brasil, doutor em Teologia Bíblica e conhecido por difundir a leitura da Bíblia nos meios populares.
“É um momento de reabastecimento espiritual e meditação profunda, onde podemos parar um pouco as atividades pastorais e voltar ao primeiro amor, como uma reflexão sobre o nosso ministério. O retiro nos proporciona esse retirar-se das preocupações do dia a dia”, explica Padre Erivaldo Xavier, Administrador da Paróquia de Rosa Mística e Santo Antônio no Village Campestre. Ainda segundo o sacerdote, “esse caminho que estamos percorrendo é como um olhar novo sobre Maria, já que ela está tão oculta, tão silenciosa nas Sagradas Escrituras; como somos uma Arquidiocese mariana, isso tem sido muito positivo nessa preparação para o nosso centenário”.
O retiro foi composto por 7 meditações sobre a vida de Maria, desde o anúncio do Anjo Gabriel até o Pentecostes. O método utilizado foi o da Lectio Divina, ou seja, uma forma de fazer uma Leitura Orante das Sagradas Escrituras. Cada meditação era acompanhada por Salmos que eram recitados ao final das colocações e serviam como base para as orações de deserto pessoal.
“Frei Carlos Mesters é um frade que tem uma boa relação com a vida religiosa, pregador de muitos retiros na dimensão formativa, e bastante conhecido em tantas regiões, por isso, foi oportuna a escolha do mesmo para esse tempo como também do tema em preparação ao centenário”, coloca Padre Carlos Santos, Administrador da Quase Paróquia de Santa Luzia, em União dos Palmares.
Durante o retiro, Dom Antônio Muniz também anunciou que o Santo Padre nomeou na quarta, 10, o novo bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes e rezou com o clero por ele, visto que além de pertencer ao Regional Nordeste II, ao qual Maceió está inserida, a cidade de Camocim de São Félix pertence àquela diocese.