Inspirada pelo tema “Habitar a fragilidade como lugar teológico e pastoral” e pelo lema “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se plenifica” (2Cor 12,9), a CNBB Nordeste 2 realiza a 57ª Assembleia Pastoral Regional. O encontro tem início nesta terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
Esta edição, a primeira 100% presencial desde o início da pandemia de covid-19, reunirá cerca de 150 pessoas – entre bispos, padres, religiosos e leigos – das 17 dioceses e quatro arquidioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Durante a assembleia, os participantes vão refletir sobre a caminhada da Igreja no território do regional e definirão as diretrizes que nortearão a ação pastoral em 2023. Para isso, a programação conta com conferências, debates, grupos de trabalho e momentos de espiritualidade com oração comunitária e celebração da Santa Missa.
Abertura
A 57ª Assembleia Pastoral Regional começa com o credenciamento a partir das 16h desta terça-feira, seguido de jantar e acolhida, às 19h30, conduzida pelo bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos.
Ainda nesse primeiro momento do evento, também haverá pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB NE2, começando com o bispo de Caicó (RN) e vice-presidente do Regional, dom Antônio Carlos Cruz Santos. Posteriormente, farão uso da palavra o bispo de Cajazeiras (PB) e secretário da entidade, dom Francisco de Sales, seguido do bispo de Garanhuns e presidente do Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Conferencista convidado
A assembleia receberá, como um dos conferencistas, o membro da Equipe de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB e integrante da Comissão Teológica do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), padre Geraldo Luiz De Mori. O sacerdote, que também é doutor em teologia, professor e coordenador docente, ministrará três conferências, incluindo a que abordará o tema geral do evento.
A partir dos debates no plenário e nos grupos de trabalho será produzida a Síntese da 57ª Assembleia Pastoral Regional com as prioridades da caminhada da Igreja em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. As propostas serão apresentadas e votadas no último dia do encontro. A assembleia, então, será concluída com a Santa Missa de Envio, seguida de jantar de despedida.
Pré-assembleia
Os bispos e arcebispos, titulares e eméritos, da CNBB NE2, além do administrador diocesano de Salgueiro (PE), estão reunidos desde segunda-feira (26), no Convento Ipuarana. Os pastores participam de uma programação que antecede à Assembleia Regional Pastoral.
O primeiro compromisso dos religiosos foi na chamada “Noite das Províncias”, quando eles se dividiram por estados para discutir e partilhar a caminhada da Igreja local.
Na manhã desta terça-feira, após a Oração de Laudes e da Celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo de Palmares (PE), dom Fernando Barbosa, o grupo deu início a última reunião do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser). Entre os assuntos, que serão tratados ao longo do dia, estão a definição do subsídio para a Campanha da Fraternidade 2023 e a possibilidade de um encontro regional com os ecônomos diocesanos.