CNLB Arquidiocesano participa do 7º Encontro Nacional do Laicato em Cuiabá-MT.

Por Comunicação CNLB NE2.

Cerca de 400 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB participaram entre os dias 20 a 23 de Junho de 2019 do 7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil realizado em Cuiabá-MT. Com o tema: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Um novo olhar, um novo agir! E o texto bíblico: Eu vi, ouvi e desci – Ex 3,7-8, os delegados tiveram a oportunidade de refletir sobre a realidade atual, estudar e definir eixos a luz das novas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja 2019-2023.

De Maceió partiram 07 representantes do Conselho Arquidiocesano de Leigos, Maria Ibelza Silva, José Eudes Santos, João Victor Lemos, Rejane Gaia, Alberto Gaia, Francisca e José Talvanes, em Cuiabá se juntaram aos mais de 20 delegados que representaram o Regional Nordeste 2, somando a maior delegação do encontro com 29 Leigos e Leigas de 11 Dioceses ( Maceió, Palmeira dos índios, Palmares, Olinda e Recife, Caruaru, Nazaré, Floresta, Afogados da Ingazeira, Guarabira, Paraíba, Caicó e Natal).

“A nossa participação neste Encontro só fez aumentar a capacidade de aprendizado e entendimento da missão de Leigos e Leigas na Igreja e fora dela. Tivemos o contato com laicato do Brasil, momento de forte emoção e unidade. Oportunidade também de articulação e contato com outras realidades. Vimos a força do CNLB e sua grande atuação na Igreja do Brasil”, destacou o presidente do CNLB Arquidiocesano, José Eudes.

Através do tema central foi abordada a maneira como o cristão torna-se objeto do outro por falta de uma consciência e importância da vida de cada ser. O Deus que desce como homem para libertar-nos da opressão e das estruturas dominadoras. Foi destacada a importância das Cebs nas comunidades e Dioceses.

De acordo com Maria Ibelza, Deus que se encarna revela o seu maior mistério, “Jesus que não se escandaliza com nada. Deus que se inseri com a humanidade sendo assim seu verdadeiro sacerdote. E eleva tudo na plenitude do mundo. Jesus se fez humano pra sempre, a ressurreição é um corpo, isso nos desafia a uma fé encarnada. Jesus é o Deus que desce, Deus que ouve, é o olho que vê, é o ouvido que escuta”.

Além das 18 oficinas realizadas para reflexão do tema central, foi aberta dentro do 7º Encontro a XXXVIII Assembleia Geral com o intuito de realizar a eleição da nova presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Com 135 delegados inscritos a nova presidência foi eleita com 123 votos, dentre os candidatos Rejane Gaia atual presidente do CNLB NE2 foi eleita para o cargo de Vice Presidente.

“Estamos muito felizes com a eleição nesta nova fase do CNLB, confiamos em Deus e na Virgem Maria que nos assegurem esta preciosa missão que acabamos de assumir. Será uma presidência colegiada e com a participação de todos os regionais, contamos com a disponibilidade de todos, a alegria e a unidade. Afirmou Rejane Gaia.

Além de Rejane, a nova presidência do CNLB é composta pela presidente, Sônia de Oliveira (Regional Leste 2), pelo secretário geral, Márcio José de Oliveira (Regional Sul 1), o tesoureiro geral, José Everaldo (Regional Leste 2), pela secretária adjunta, Maria Aurenir Paiva (Regional Nordeste 4) e pelo tesoureiro adjunto, Carlos Oliveira (Regional Noroeste).

O encontro ainda contou com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo. A próxima Assembleia Nacional do Laicato será na cidade de São Luís. A capital maranhense receberá os leigos de todo o país em 2020.