Colônia Leopoldina celebra 161ª festa da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo

Por: Altair Jesus

Nos cinco primeiros dias do mês, Padre Luiz Sampaio juntamente com Frei Geraldo (frade da Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife-PE) e alguns membros da comunidade, principalmente jovens da Juventude Carmelitana realizaram missões nas periferias da cidade em preparação para os festejos, finalizando-as com a celebração da Santa Missa em cada comunidade visitada. O intuito era convidar os moradores a participar da festa que aproximava-se.

Procissão da bandeira marcou o início do novenário, iniciado no dia 06, saiu da casa de Cícera Mafisa em direção a Igreja Matriz. Quem carregou a bandeira foi o pequeno Renê Rodrigues, que há alguns anos sonhava em ter a honra de receber a bandeira da festa em sua residência. Durante nove noites, a comunidade se reuniu na Igreja Matriz para rezar a novena e participar da Santa Missa, presidida pelo pároco e diversos padres convidados.

Finalmente no dia 16, o arcebispo Dom Antônio Muniz Fernandes presidiu a Missa Solene e ressaltou a história da Igreja em Colônia Leopoldina, citando o livro lançado por Padre Aldo Giazzon na última segunda (15), no qual discorre sobre os trabalhos desenvolvidos na região enquanto pároco. Em sua homilia, o arcebispo exortou aos paroquianos que levassem uma reflexão nos seus corações, assim como Nossa Senhora que guardava tudo em seu coração: “Devemos transformar o mundo num jardim, Deus vive no meio de nós quando nós fazemos o bem, é preciso construir esse jardim na nossa vida e na vida do outro, este jardim é o Carmelo, que significa Jardim de Deus”. Na ocasião, também foi celebrado os 13 anos de vida sacerdotal do administrador paroquial, Padre Luiz Sampaio.

Durante à tarde, centenas de devotos participaram da procissão pelas principais rua da cidade, realizada após a Missa de encerramento. Padre Luiz Sampaio pediu para que fossem suplicadas à Virgem Santíssima bênçãos para Colônia Leopoldina, que celebra 115 anos de emancipação política, “que no céu, ela continue intercedendo pela nossa comunidade, abençoe as autoridades constituídas, nos ajude a revigorar nossa fé e abençoe todos os benfeitores que contribuíram para esta festa”, afirmou o padre.