Comunicação e evangelização: Arquidiocese de Maceió promove encontro formativo para Comunicadores Católicos

O momento reuniu 140 comunicadores católicos da Arquidiocese e representantes

da Diocese de Penedo e Diocese de Palmeira dos Índios

 

Por Arabela Moreira| Pascom Arquidiocesana

(fotos: Laís Sandes | Pascom Arquidiocesana)

A  Pastora da Comunicação da Arquidiocese de Maceió realizou domingo, dia 12 de novembro, no Seminário Arquidiocesano, um Encontro de Formação para comunicadores católicos sob o tema “A Comunicação que Evangeliza”.

A manhã de formação contou com a presença de 140 pessoas. Além de agentes da Pascom estiveram presentes também comunicadores de pastorais, diáconos, religiosas, movimentos, grupos, federações e organismos.

A programação começou com a acolhida da comissão Arquidiocesana e a presença virtual de Marcus Tullius, Coordenador Nacional da Pascom.

“Nós, como comunicadores católicos, discípulos e missionários de Jesus Cristo no campo da comunicação, temos a missão de promover a Cultura do Encontro, fazendo com que o encontro aconteça primeiramente entre nós, e assim nós testemunhando que é possível, mesmo num mundo marcado por divisões, viver a mística, a alegria e a beleza do encontro.”, falou Marcus.

Padre Jerffeson Adelino, coordenador geral da Pascom Regional NE2, de forma remota, organizou uma palestra sobre o do documento do Dicastério para a Comunicação – Rumo à Presença Plena, uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais.

O sacerdote e jornalista trouxe para debate a Inteligência Artificial. Segundo ele, essa modalidade está cada vez mais presente nas redes sociais.

“As redes sociais são ambientes de interações. Temos o desafio de promover relacionamentos pacíficos. Quem é meu próximo nas redes sociais? Não é aquele que está geograficamente perto, mas o que desafia a produzir esses relacionamentos pacíficos.”

Em seguida, aconteceu a palestra do Design Gráfico e agente da Pascom, Emerson Ângelo. O profissional da comunicação abordou o uso correto da marca da Pascom e explanou dicas do manual através da prática.

“É de grande importância saber utilizar a logomarca da Pascom, porque é ela que vai comunicar de onde é que está vindo aquele material […] para que essa marca transmita coerência, que é muito importante para manter a igreja em unidade”, explicou o palestrante.

Durante o encontro, a Arquidiocese de Maceió acolheu o jornalista e comunicador católico, Fabiano Fachini, para um momento de motivação aos agentes da PASCOM. O palestrante falou sobre o papel da comunicação na Evangelização através das mídias digitais.

Fachini destacou em sua fala a importância de “ser sal na terra e luz no mundo” através do serviço de evangelização nas redes sociais. A ideia é que a comunicação não seja apensa informativa, mas também aproveitar as oportunidades para ser formativa.

“Se a gente quer ser sal da terra e luz do mundo, inclusive no digital, é dar o testemunho de cada um, é a maneira que me comporto […] É importante avaliar aquilo que posto.”

Foram abordados ainda temas como calendário de conteúdo, ideias de produção de conteúdo e organização das redes sociais das paróquias e Arqui/Dioceses.

“Aqui realmente deu pra ver que estava todo mundo prestando atenção, interagindo. Foi muito bom estar aqui, eu levo como experiência a vontade de querer voltar, porque esse povo é muito acolhedor, muito animado com essa missão.”

De acordo com Janaína Silva, coordenadora da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Atalaia, foi um momento de motivação e reavivamento da fé. “Foi um encontro muito produtivo e que eu levo a experiência a Pascom e para que ela possa caminhar melhor, comunicando não só o irmão que está do lado, mas todos que possam acompanhar e viver uma nova fé.”

As Dioceses de Palmeira dos índios e Penedo também foram acolhidas em mais um momento de unidade, todos puderam ter a experiência da comunicação evangelizadora.

“Apesar de ser de Dioceses diferentes, nós caminhamos como a mesma pastoral e queremos promover essa cultura do encontro cada vez mais próxima. Eu vim motivada a manter esse vínculo de amizade cada vez mais vivo”., comentou Ingridy Rossely, coordenadora da Pascom Diocesana de Palmeira dos Índios.

O encontro da PASCOM buscou oferecer aos agentes uma oportunidade de reflexão sobre a espiritualidade vivida. Além disso, levou também orientação técnica para o serviço pastoral que envolve a comunicação das paróquias.