Thiago Aquino / Pascom Mundaú
A Paróquia Senhora Sant’Ana celebrou o co-padroeiro São Joaquim no Residencial Santana do Mundaú. A solenidade aconteceu nesse domingo (21) com missas, Primeira Comunhão, procissão e bênção do Santíssimo. Os fiéis festejaram o padroeiro da comunidade desde quarta-feira (17) com carreata e tríduo.
As celebrações do dia solene foram presididas pelo administrador paroquial, padre Lourenço Júnior. “Joaquim e Ana receberam a graça especial de cuidar da mãe do Salvador. O nome Joaquim significa Deus concedeu e faz todo sentido, porque o casal mesmo não podendo ter filhos e já na idade avançada, perseverou na oração e foi atendido. Devemos aprender com ele a sermos homens e mulheres que escutam a palavra do Senhor. Ele foi um homem temente, de oração e cheio de Deus, que estava a serviço dos mais empobrecidos, doou a vida para que o próprio Deus pudesse agir”, refletiu o sacerdote. “Sejamos perseverantes, pois Deus sempre escuta as nossas orações”, acrescentou.
A adoração ao Santíssimo Sacramento abriu a programação do dia na Capela São Joaquim. Durante a Missa da manhã, 32 crianças e jovens receberam a Primeira Comunhão. À tarde, mais uma vez o espaço ficou pequeno para acomodar os fiéis para a Missa Solene. Após a celebrações, a procissão de São Joaquim passou por algumas ruas do conjunto. A bênção do Santíssimo Sacramento finalizou os festejos.
Karine Pantaleão é membro do Apostolado da Oração e fez parte da comissão organizadora da festividade. Para ela, o que a comunidade vivenciou se resume em gratidão.
“Deu gosto de ver a alegria das pessoas participando desses dias em louvor ao avô de Jesus e nosso. Foram dias de muito trabalho e ansiedade, mas a comunidade se uniu para ajudar e foi gratificante a experiência de aprendizado na fé em cada noite de reflexão. Saber que deu tudo deu certo e que a Palavra de Deus foi semeada são as maiores recompensas”, disse Karine.
Tríduo
Os festejos começaram na quarta-feira (17). Uma carreata com a imagem do padroeiro saiu da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana para a Capela São Joaquim, onde foi hasteada a bandeira e celebrada a Missa da abertura. Durante o tríduo, os devotos rezaram o Ofício de Senhora Sant’Ana e São Joaquim, o Terço, participaram da Missa e da quermesse. No sábado (20), o presidente da celebração foi padre Leones Almeida, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do conjunto João Sampaio, em Maceió. O valor arrecadado na quermesse será em prol da capela que está em fase de conclusão.
Devoção
A devoção ao avô de Jesus, São Joaquim, surgiu há 4 anos após a construção do Residencial Santana do Mundaú destinado às vítimas da enchente de 2010. Como Senhora Sant’Ana é a padroeira do município, o santo se tornou padroeiro da comunidade e co-padroeiro da cidade.