A comunidade Católica CORAÇAO MISERICORDIOSO irradiou alegria e espiritualidade em sua celebração de aniversário de 11 anos, comemorado no último dia 12 de maio de 2024. A comunidade foi fundada pelo missionário Emerson Arruda de França na cidade de Barra de Santo Antônio/AL. As comemorações tiveram início pela manhã com momentos para membros e familiares presentes, no terreno onde será construída a sede da comunidade.
O missionário Emerson Arruda de França tem 32 anos, e aos 15 dias de nascido foi deixado na porta da Igreja de Nossa Senhora das Graças no bairro da Levada. O padre local o encontrou e buscou durante a homilia alguém que pudesse acolher a criança. Um casal que já tinha sete filhos se dispôs a cuidar da criança levando- o para sua casa. Eles vieram do Ceará e viviam com dificuldades, mas acolheu o recém-nascido e uma vizinha profetizou que aquela criança seria um canal de graças para o Senhor.
Assim Emerson foi acolhido em uma família. Aos 13 anos já estava envolvido no mundo das drogas. Sem a mãe, o pai se preocupava em ver o filho vivendo uma realidade paralela e só podendo dar conselhos que não eram seguidos.
Aos 19 anos envolveu-se no tráfico de drogas, em torcida organizada e foi preso duas vezes. Ao sair da prisão continuou traficando drogas e chegou a dizer que ninguém o matava, chegando ao ponto de dormir em baixo de um caminhão. Estava no fundo do poço, quando sofreu um atentado levando um tiro no pé e outro de raspão no pescoço. Ao chegar em casa tentando se esconder de quem tentava matá-lo, percebeu que uma imagem estava quebrada no pescoço, no mesmo lugar onde ele levara um tiro. Então começou a perceber que Deus se fazia presente em sua vida e decidiu mudar.
Procurou um tratamento na Comunidade Nova Jericó, em Marechal Deodoro em 2010 já com 27 anos. Sua vida mudara da água para o vinho; foi percebendo e sentindo a misericórdia de Deus. Sua comunhão com Deus ficava mais intensa a cada dia que passava e seu tratamento tendo sucesso, mas Deus queria mais dele. Dando seu sim Emerson deixa a Comunidade Nova Jericó e acompanhado de sua noiva a missionaria Juliene seguiram para o trabalho que lhes foi confiado por Deus e em 12 de maio de 2013 foi fundada a Comunidade de Vida Católica Coração Misericordioso com sua primeira sede na cidade de Paripueira.
O discípulo Pedro, membro de vida da Comunidade Coração Misericordioso, relata que a missão evangelizadora é de anunciar o evangelho a toda a criatura como nosso Senhor nos pediu. ”A missão da comunidade de acolher jovens com dependência química e moradores de rua com problema de alcoolismo é uma missão que nos foi dada por nosso fundador, porque Nosso senhor fez ele vivenciar as experiências para poder acolher todas as pessoas que passam pelo que ele também passou. O próprio Senhor nos diz que nada é em vão. Toda dor que ele nos dá é para nos ensinar algo através daquela dor. Nosso fundador, passou por provações para que nós pudéssemos aprender a amar onde quase ninguém amou além de Nosso Senhor”.
Rafael, um dependente químico fala de seu testemunho na Comunidade Coração Misericordioso – “Sou mais um dependente químico em recuperação. No meu tratamento eu descobri que não era só dependente de drogas e álcool, era também dependente de meus comportamentos. É uma doença que não tem cura e aqui no meio dessa comunidade aprendi a amar o próximo, amar o Cristo conheci. O que essa comunidade fez na minha não sei comparar. Minha vida foi transformada aqui e vou agradecer eternamente a essa comunidade que me acolheu quando todos me deram as costas, não tenho palavras para descrever só agradecer todos os dias quando acordo.
O evento foi concluído com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Beto e concelebrada pelos Pe. Lidio ( Paripueira), Pe. Jailson, Pe. Ronaldo ( Sáo Luiz de Quitunde) e Pe. Renildo ( Barra de Santo Antonio).
Dom Beto em sua homilia acolheu os padres, a todos presentes e aqueles que acompanhavam pelas redes sociais. Lembrou o ANO SANTO que será celebrado em 2025. Esse mistério que deve nos encantar. O Filho de Deus Onipotente por quem tudo foi criado, desceu, se fez carne, se fez nosso irmão pela bondade do coração do nosso Deus, que é misericordioso porque tem um coração cheio de misericórdia, Ele se fez um de nós e elevado aos céus com ele, também sobe aos céus a nossa humanidade. Toda e qualquer pessoa humana tem valor e dignidade que ninguém tira e ninguém coloca pois é dado por Deus e essa dignidade é afirmada, confirmada no mistério do Seu Filho que se fez pessoa humana.
Após a celebração Eucarística, o missionário Emerson agradeceu a todos e registrou a presença dos movimentos e comunidades, RCC, TERÇO dos HOMENS – (São Luis do Quitunde), COM. DIVINA REVELAÇAO, COM. NOVA JERICÓ, COM. SHALLON E COM. FILHOS DA VIRGEM. “Meu coração está cheio de alegria. Sou grato e feliz por todos os padres aqui presentes e a Dom Beto minha profunda gratidão”.