Convento dos Capuchinhos conclui novena de São Francisco de Assis de 2024 com grande participação de fiéis

A tradicional festa do padroeiro dos animais e da Ecologia enalteceu os 800 anos de suas chagas.

Por: PASCOM Convento dos Capuchinhos

Por nove noites seguidas, o Convento dos Capuchinhos antecedeu à comemoração ao Dia de São Francisco de Assis com reflexões voltadas para a história, focadas na sua filosofia de vida, como a preservação da natureza, o cuidado com o meio ambiente, respeitando assim o espaço que é dos animais.

Destacando o tema “São Francisco de Assis, ferido de amor por Cristo”, a igreja, localizada no Farol, em Maceió/AL, possibilitou, neste ano, aos fiéis, uma variedade de ações religiosas e momentos de reflexão, de imersão e de proximidade divina entre os dias 25 de setembro e 04 de outubro.

Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos

No novenário, o santo foi reverenciado pelas pessoas da região metropolitana da capital alagoana, grupos cristãos, padrinhos, madrinhas e noiteiros, que focaram nos ensinamentos dele como ajuda a transformar para melhorar o meio ambiente. Cícera Pereira, frequentadora assídua dos Capuchinhos, se fez presente em várias noites e deixou claro que “a relação do franciscano com os animais e com a Ecologia é a tradução exata do amor de Deus pela criação “.

Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos

Entre as solenidades, foram destaques a Missa da Saúde (direcionada para os enfermos), o Café dos Assistidos (confraternização com quem recebe ajuda do convento), a Benção dos Animais, o sorteio de prêmios com diversos vencedores, a procissão pelas ruas do bairro – com a participação de centenas de pessoas no último dia do festejo – e a exposição de um tau como marco do jubileu dos 800 anos das impressões das Chagas de Cristo em São Francisco.

Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos

 

Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos

Os eventos foram um verdadeiro sucesso de participação e organização, de acordo com Frei João da Paz, guardião do Convento dos Capuchinhos, ao analisar os feitos desta festa. Para ele, todo este grande número de ações e interações reforça a importância de São Francisco ter buscado seguir com humildade os passos de Jesus em palavras e atos durante a sua vida.

Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos
Fotos: PASCOM Convento dos Capuchinhos