O Encontro que reuniu participantes do Movimento, em diversas Paróquias da Arquidiocese, contou com a participação do reitor do Santuário Mãe Rainha em Olinda-PE.
*Por Maria Cícera – colaboração de Margarete Pereira| Setor de Comunicação
Pelo segundo ano consecutivo, na Arquidiocese, os homens que fazem parte do Movimento Terço dos Homens Mãe Rainha se reúnem para celebrar, de forma fraterna, as graças que têm recebido de Deus, pelas mãos de Maria.
A Catedral Metropolitana foi o local escolhido este ano, segundo domingo do Advento do Senhor (04). “A Casa da Mãe acolhe seus filhos com todo carinho e cuidado que o tempo pandêmico exige. Parabenizamos essa iniciativa da coordenação arquidiocesana do Movimento, sejam bem-vindo sempre porque aqui é o lugar de todos”, salientou cônego Walfran Fonseca em sua fala de agradecimento.
“São muitos os desafios, mas são desafios que nos fazem melhorar. Tivemos que remarcar o Encontro atendendo às necessidades do Clero, mas vale muito a pena vivenciar estes desafios para nosso crescimento. Conseguir perceber que o homem, jovem ou melhor idade, sai da sua Paróquia e casa e vem, em família, para a Catedral nos enche de alegria. Nos reunimos com Maria para celebrar e festejar, isto nos faz perseverar”, destacou o coordenador arquidiocesano, Joel Andrada, ao falar de desafios e alegrias que percorrem até o grande dia.
Além dos pais com seus filhos, avós com seus netos, amigos convidando amigos; a tarde animada e orante contou com a presença do Padre José Cícero, administrador em Santana do Mundaú, e do padre Francisco Filho, administrador na quase Paróquia Frei Galvão – Maceió.
Pe. Francisco Filho salientou a importância deste Movimento para a Igreja, “é uma grande alegria para toda a Igreja, de modo especial para nossa Arquidiocese. Celebrar este II Encontro do Terço dos Homens, com representação de vários grupos de muitas paróquias; nos mostra o compromisso que eles vivem em comunidades e em suas famílias. Sem falar nos testemunhos que estamos presenciando nessa tarde”.
Leandro Santana, vice-coordenador, deu uma estimativa dos participantes vindo de 35 Paróquias montando suas caravanas. “Vieram de várias regiões atendendo um convite especial nosso, pessoal ou via WhatsApp, e marcando sua especial presença. Destaco e agradeço a presença de muitos que estão pela primeira vez”.
Além de louvor com o Ministério Misericórdia, da Paróquia Santa Luzia do Norte, animação com Joel Andrada e Margarete Pereira, Pascom Arquidiocesana, entrega de brindes, oração do Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento; os participantes puderam contar com uma palestra conduzida por padre Vitor Hugo, reitor do Santuário Mãe Rainha, em Olinda-PE.
Pela primeira vez reunido com um grupo do Terço na Arquidiocese o sacerdote enfatizou sua alegria por participar, “é bonito ver a fraternidade e a amizade entre os homens, com Jesus e com Maria; que se fortalece em cada encontro como este. Parabenizo a coordenação arquidiocesana e com minha presença trago as graças e bênçãos do Santuário Mãe Rainha em Olinda, berço do Terço dos Homens. São mais de um milhão de homens que rezam o terço no Brasil”.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, encontrou um espaço em sua agenda e marcou presença no Encontro e em sua mensagem expressou sua alegria em ver a Casa da Mãe repleta de homens e famílias que rezam o terço, ele salientou ainda o bem que os homens do Movimento fazem, em especial nas obras no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres e os motivou o Joel a ampliar ainda mais o número de voluntários para os mutirões nos fins de semana.
A Santa Missa foi o ponto culminante de todas as atividades da tarde, a presidência foi de padre Walfran Fonseca e concelebraram Padre Francisco Filho e Padre Vitor Hugo e contou com a participação dos outros ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
O Assistente Eclesiástico do Movimento, padre José Aloisio, não pode marcar presença devido alguns compromissos pessoais.