Corpus Christi: “Precisamos viver o mistério da Eucaristia no cotidiano”, destaca Dom Genival Saraiva

Três missas aconteceram durante a programação da manhã na Catedral
Dom Genival Saraiva presidiu Missa das 9h na Catedral (Foto: Rodrigo Lins/Pascom Arquidiocesana)

Após dois anos com a participação apenas virtual de fiéis e de forma limitada presencialmente, a Festa de Corpus Christi foi celebrada normalmente este ano na Arquidiocese de Maceió, tendo ainda a recomendação do uso de máscaras. Na manhã dessa quinta-feira (16), o vigário-geral Dom Genival Saraiva presidiu a Missa Solene das 9h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres

Dom Genival reforçou o sentido da festa. “O próprio nome de Jesus, o Emanuel, significa Deus conosco e a Eucaristia é Jesus que continua no nosso meio, presente na nossa vida.  É uma presença escondida diante dos olhos da nossa natureza, mas estamos vendo Jesus nessa presença misteriosa, sagrada e real como a Igreja ensina, em corpo, sangue, alma e divindade”, pontuou o presidente da celebração. 

O evangelho proclamado foi o de Lucas (Lc 9, 11b-17), que narrou o momento em que Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e peixes para saciar a fome de quem lhe ouvia anunciar o Reino de Deus. 

Fiéis participaram da Missa Solene (Foto: Rodrigo Lins/Pascom Arquidiocesana)

Durante a homilia, o bispo chamou atenção para que os católicos vivenciem a Eucaristia no dia a dia. “Peçamos a Nosso Senhor a graça de viver esse mistério no cotidiano de nossas vidas, especialmente no serviço aos irmãos mais necessitados, inclusive, necessitados de pão como acompanhamos na proclamação do Evangelho no texto de São Lucas nesta festa de Corpus Christi. Não fiquemos nos movendo sentimentalmente, se sensibilizar não basta, mas precisamos dar passos concretos para contribuir com a superação da fome, uma triste realidade entre nós”, orientou. 

A Missa foi concelebrada pelo reitor da Catedral, cônego Walfran Fonseca, e por outros padres da Arquidiocese de Maceió. Logo após a celebração, os fiéis participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Outras celebrações

A festividade na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro de Maceió, iniciou às 6h com a Santa Missa presidida pelo cônego Claudinier José (Padre Zezinho), da Reitoria do Livramento, e concelebrada pelo padre Francisco Teixeira da Paróquia do Bom Parto. Também houve adoração ao Santíssimo Sacramento após a Missa. 

Após as celebrações da manhã, houve adoração ao Santíssimo (Foto: Rodrigo Lins/Pascom Arquidiocesana)

Ao meio-dia, quem presidiu a Missa foi o padre Ronaldo Fernandes, vigário paroquial da Catedral Metropolitana. Toda programação foi transmitida pelo canal da Arquidiocese de Maceió no Youtube.