Ingrid Inês e Lieneide Raimundo | Agentes Pascom
Do dia 20 a 29 de outubro esteve em festa a Igreja Matriz de São Frei Galvão, localizada no Loteamento São Caetano – Cidade Universitária, parte alta da cidade. Esse ano em especial, foi um ano de muita alegria, pois a Igreja começou o novenário como comunidade e terminou a festa como Paróquia.
A agora chamada de Paróquia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, teve sua Elevação Canônica no dia 25 de outubro, dia em que se memória a Frei Galvão, além da presença do administrador paroquial Pe. Francisco Bezerra da Silva Filho, recentemente nomeado Assistente Eclesiástico para o movimento THMR esteve presente o Arcebispo Dom Antônio Muniz, O. Carm. que presidiu a Santa Missa e relembrou a primeira visita à comunidade. Para prestigiar esse momento histórico, alguns padres convidados se fizeram presentes, entre eles os Padres Alex Sandro da Silva e José Cícero, os quais foram os primeiros padres da então Comunidade
Até o dia da festa foram necessárias reuniões e muito trabalho árduo, tendo a coordenadora da Igreja Matriz, Taciana Bernardo à frente das atividades na organização. Alguns devotos de Frei Galvão na comunidade expressaram como é importante esse momento, a paroquiana Eunice Victória comenta “É uma alegria imensa, porém de muita responsabilidade, pois é a primeira igreja de Frei Galvão a se tornar Paróquia na Arquidiocese de Maceió, Dona Aldinete Cavalcante falou “moro na comunidade há mais de 25 anos e após começar a frequentar a igreja tenho várias graças alcançadas por Frei Galvão.” ; já a devota Dona Maria que há tantos anos na comunidade esperou ansiosamente por esse momento, e com felicidade nos contou “Eu só tenho a agradecer a graça que recebi desde quando entrei aqui. Eu já peguei a pílula de Frei Galvão e senti o efeito da Graça. Tem que tomar a pílula e fazer a novena de Frei Galvão”.
A Igreja que começou em 18 de novembro de 1998 como Mãe Rainha e ao percorrer da caminhada em consenso com a comunidade tomou como padroeiro Frei Galvão. No dia 29 de outubro de 2023, concluindo as festividades teve a Missa Solene em Honra a Frei Galvão, presidida pelo Administrador Paroquial Pe. Francisco Bezerra às 8h. No mesmo dia às 16h foi celebrada a Santa Missa de encerramento da festa sendo presidida pelo Pe. José Alex Barbosa, administrador da Paróquia São Francisco de Assis – Santos Dumont, logo após a Santa Missa houve a procissão que percorreu as ruas do Loteamento São Caetano. Além do andor do Padroeiro Frei Galvão, também saiu em procissão os andores das comunidades pertencentes à paróquia, Comunidade São José (Residencial Maceió I), Comunidade N. Srª. de Guadalupe (Jardim Saúde) e Comunidade N. Srª, das Graças (Loteamento Campo dos Palmares, Rio Largo). Também saíram andores de alguns movimentos como, por exemplo, Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Movimento Homens do Terço e Mãe Rainha, Apostolado da Oração, entre outros.
A Pastoral da Comunicação da Paróquia preparou um vídeo mostrando a trajetória da comunidade entrevistando as três coordenadoras que fizeram e fazem parte da comunidade e contaram como foi a caminhada até aqui. A vice coordenadora da Pascom Paroquial, Ingrid Inês, conta um pouco como foi produzido esse vídeo que foi apresentado para toda a comunidade na noite da Elevação Canônica a Paróquia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.” Em reunião da Pascom surgiu a ideia de realizar um documentário contando como foi a caminhada da Comunidade até aqui, todos os agentes foram contribuindo para a melhoria dessa ideia”.
Você pode assistir o vídeo no YouTube da paróquia @freigalvaomcz clicando no link https://www.youtube.com/watch?feature=shared&v=CSSAYcpKFIQ